Atividade prática aproxima os alunos da realidade do Tribunal do Júri e fortalece a formação jurídica.
O Cesul promoveu neste mês um Júri Simulado envolvendo acadêmicos do 9º período do curso de Direito. A atividade foi realizada na Sala do Júri da própria instituição e contou com a participação ativa de aproximadamente 30 estudantes. Trata-se de uma ação tradicional no cronograma acadêmico da graduação em Direito, com o objetivo de proporcionar vivência prática dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula.
Os casos debatidos durante o Júri são baseados em situações reais, o que eleva o nível de aprendizado e oferece aos alunos a oportunidade de atuar nos diversos papéis jurídicos, como defesa, acusação, juiz, jurados e testemunhas.
O evento foi coordenado pelo professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, coordenador do curso de Direito e responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado III – Prática Criminal. “É uma atividade que realizamos anualmente com os alunos do 9º período. O júri é elaborado de forma a se aproximar ao máximo da realidade, aplicando técnicas e simulações que reforçam o aprendizado. O processo foi entregue com antecedência para estudo e preparação. Inclusive, tivemos a presença dos acadêmicos do 5º período como espectadores, somando mais de cinquenta pessoas assistindo. Foi um excelente evento, cumprindo plenamente seu objetivo”, destacou.
Comprometimento e excelência
A atuação dos acadêmicos foi marcada por grande dedicação e envolvimento. Os estudantes mergulharam nos papéis que desempenharam, reforçando o compromisso da instituição com uma formação jurídica de qualidade.
Para o acadêmico Eduardo Woichicoski Rosa, que atuou como jurado, a experiência foi marcante. “Foi uma vivência de grande valor formativo, tanto para quem participou diretamente quanto para os que assistiram. Como jurado, pude sentir na prática a responsabilidade de buscar um julgamento justo, observando o desempenho técnico e ético dos colegas. Foi um cenário ideal para entender a importância da união entre teoria e prática, preparando-nos para os desafios reais da profissão. É uma demonstração clara do compromisso do Cesul com a formação de profissionais preparados e conscientes.”
Já Aline Camila Petry, que desempenhou o papel de promotora, também destacou os ganhos da experiência. “Foi uma vivência essencial para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desde a preparação da tese acusatória até o momento da argumentação frente aos jurados, tudo contribuiu para aprofundar minha compreensão sobre o Direito Penal e o Processo Penal. Além disso, reforçou minha escolha profissional e me deu ainda mais segurança quanto ao caminho que desejo seguir na carreira.”