Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Bolsa Iniciação Científica

PESQUISA

 

A pesquisa é um dos pilares do Ensino Superior e um dos meios mais eficazes na promoção do conhecimento proporcionando o avanço da ciência, o desenvolvimento social, promoção do conhecimento e desenvolvimento do raciocínio crítico.

Consiste num processo de investigação metódico em busca de respostas para um problema.

A Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, mantida pelo CESUL, tem por finalidade em seu artigo 2º, III – incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

 

 

LINHAS DE  PESQUISA

Direitos Humanos

Novos Direitos

Globalização e Direito

Garantismo Jurídico

Apoio Jurídico Popular

 

FORMAS DE DIVULGAÇÃO

Direito em Revista da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão

 

GRUPO DE PESQUISA

Linha Direitos Humanos e Novos Direitos 

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA

 

A Iniciação Cientifica é um instrumento que possibilita iniciar os (as) estudantes de graduação na pesquisa cientifica. É a possibilidade do (a) acadêmico (a) entrar em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação.

É um estudo aprofundado, dentro da graduação, e que vai além do currículo mínimo exigido. Trata-se de pesquisa particularmente orientada. A escolha do tema deve adequar-se às linhas de pesquisa da Instituição, dependendo do aluno e do interesse do orientador.

 

A QUEM SE DESTINA

Destina-se a alunos da graduação da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, mantida pelo CESUL, para desenvolvimento iniciação científica sob a direção de um professor.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Estudantes regularmente matriculados na Faculdade de Direito de Francisco Beltrão e com aproveitamento e frequência superior a 75%.

 

OBJETIVOS

Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa,

Introduzir o jovem acad6emico no domínio do método científico;

Proporcionar ao bolsista, orientado por professor qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;

Despertar no bolsista uma nova mentalidade em relação à pesquisa.

 

PROJETOS

1) Lei Seca: Bebeu. Dirigiu. Bateu. Só não diga que foi acidente

2) Projeto Cartilhas (Idoso, ECA, Meio Ambiente, Acessibilidade, Estatuto da Igualdade Racial, Violência doméstica, Direito do Consumidor, Bullying).

3) Palestras em Escolas

4) Palestras em clubes de Idoso

5) Palestras em reuniões de mulheres

6) Eventos como Semana Acadêmica, Aula Magna, EPIC

7) Seminário de Direito Constitucional

8) Libras

9) Atendimento Jurídico à população carente (dia da Cidadania)

10) Viagens de estudo

11) Seminário de Direito Constitucional ABDCONST

Voltar

Documentos

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos

Ouvidoria


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.