Local passa a se chamar Dr. Rosselini Carneiro e conta com memorial em homenagem ao saudoso juiz.
Na terça-feira, dia 11 de agosto, data em que são celebrados o Dia do Advogado e o Dia do Magistrado, o Cesul realizou o descerramento da placa da Sala de Júri Simulado Dr. Rosselini Carneiro, em homenagem ao renomado juiz de Direito que atuou por muitos anos em Francisco Beltrão e Curitiba. Lini, como era carinhosamente chamado por amigos e familiares — faleceu no dia 13 de julho, aos 56 anos, em Curitiba. Ele também foi professor do Cesul por alguns anos.
O espaço agora conta com o Memorial Dr. Rosselini Carneiro, que reúne diversos objetos pessoais que fazem parte da história profissional do magistrado. Os filhos, Lígia e Artur Bottin Carneiro, participaram do momento, descerraram a placa e receberam as homenagens da instituição.
O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, coordenador do curso de Direito do Cesul, reforça a importância da homenagem. “Foi preparado um espaço contendo a primeira toga do Dr. Rosselini, carteira da OAB, carteira da magistratura e demais honrarias que ele recebeu em vida, em homenagem a um magistrado que passou muitos anos por nossa comarca e também foi professor da instituição entre 2004 e 2009. Representa a gratidão que o Cesul tem a ele e o respeito pela carreira que fez. Além desse memorial, a família também doou todo o seu acervo para nossa biblioteca, que, com toda certeza, vai engrandecer muito o conhecimento dos nossos acadêmicos. Fica, então, eternizada a memória do Dr. Rosselini Carneiro na nossa sala do Tribunal do Júri.”

Alguns familiares, convidados e autoridades, em frente ao memorial Dr. Rosselini Carneiro. Foto de Fábio Girardi.
Família emocionada
Os filhos participaram do momento e agradeceram ao Cesul pelo reconhecimento. Artur destacou a importância de manter vivo o legado deixado pelo pai. “Primeiramente, quero agradecer a homenagem. Tenho certeza de que ele adoraria se estivesse aqui. Espero que o legado dele como juiz inspire as próximas gerações de advogados e estudantes de Direito. Tenho certeza de que ele não está aqui fisicamente, mas está espiritualmente”, comentou Artur.
A filha Lígia também reforçou a gratidão da família. “Muito obrigada por essa homenagem. Ver o nome do nosso pai nessa sala de júri é a certeza de que o legado dele continua vivo. Que a sala forme profissionais justos, éticos e comprometidos, assim como ele foi. Nossa gratidão.”
Moriarti Carneiro, irmão de Rosselini, destacou a importância e a abrangência do reconhecimento. “Nossa família se sente honrada com a homenagem. E isso se deve à história e ao legado que meu irmão, ‘Lini’, deixou e por toda dedicação e comprometimento que teve. Quando estudava em Curitiba ainda, quando ia visitá-lo, convidava para fazer alguma coisa. Ele falava que não porque precisava estudar. Ele sempre foi uma pessoa muito correta e justa. Fora do Fórum, era muito simples. Mas lá dentro levava tudo muito a sério. Através dessa linda homenagem, sua história continuará inspirando outros futuros profissionais.”
