Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

XVI Semana Acadêmica

Com o tema: Direito e Fronteira, Cesul iniciou ontem a semana acadêmicaO Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior de Francisco Beltrão - iniciou ontem a 16ª semana acadêmica.

O evento, que ainda terá palestras hoje e amanhã, pela manhã e à noite, está acontecendo no Auditório da instituição. O tema deste ano é "Direito e Fronteira", fazendo que os acadêmicos e professores aprendam mais e debatam sobre este assunto, que está cada vez mais em evidência em nossa região.
Ontem à noite a palestra foi com o Jorge Fontoura, Juiz do Tribunal Permanente do Mercosul. Ele abordou "Nuanças Jurídicas do Direito de Fronteira na perspectiva dos Tribunais Internacionais". 
Pela manhã, dr. Jorge concedeu entrevista coletiva para explanar o tema e comentar a importância do Mercosul. "O Direito está cada vez mais envolvido na fronteira. Nestas regiões tem muitas peculiaridades, muitas diferenças, outra realidade econômica, insegurança entre regiões, entre outros fatos. Deve ser estudado e divulgado. Tem o Mercosul que auxilia e facilita a vida das pessoas dessas regiões, facilita o acesso entre os países, além de outros tipos de serviços que são realizados nas próprias fronteiras". 
Dr. Jorge enfatizou o quanto é essencial ser debatido sobre isso na formação acadêmica. "E é importante ser estudado esse tema no Direito para entendermos os nossos direitos, mas também para saber respeitar o direito do outro." Também garante que não haja conflitos de comércio, mas sim que haja uma integração. Nas fronteiras tem estudos específicos. E como aqui é uma região de fronteira, é interessante estar inteirado. "É muito importante que seja debatido sobre isso onde acontece a formação do profissional de Direito, como o Cesul está fazendo." 
Durante a sua palestra, dr. Jorge explanou mais sobre problemas enfrentados nas regiões fronteiriças e também por situações já presenciadas e, até mesmo, resolvidas com a sua ajuda.

Palestras
A semana acadêmica termina só amanhã à noite e as palestras continuam hoje, com palestra às 10 horas sobre: Aspectos controvertidos da Lei de Execuções Penais, ministrada pela dr. Daniela Maria Kruger, juíza de Direito da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Francisco Beltrão. À noite é com a juíza titular da 2ª Vara de Trabalho da Comarca de Francisco Beltrão, falando sobre Direito do Trabalho na Fronteira.
Amanhã também se encerra com duas palestras, sendo de manhã com o delegado de Polícia Federal da Delegacia de Foz do Iguaçu, que abordará sobre Crime de Fronteira, frisando a atuação da Polícia Federal. À noite o tema será Acordos de Cooperação Transfronteiriça - Mercosul - Condições Jurídicas do Estrangeiro, com o dr. Luís Alexandre Carta Winter. Mais informações pelo site cesul.br ou pelo fone 3524-4242.

Data: 0000-00-00      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.