Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Aula Magna do Cesul lota auditório

Na quarta-feira, dia 21, o Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - realizou a aula inaugural deste semestre para os cursos de Administração e Direito. A renomada dra. Claúdia Feitosa Santana, neurocientista que estuda percepção e comportamento, abordou o tema Neurociência no Cotidiano: como fazer a coisa certa. "Nossa percepção é muito relativa. Pode ser compartilhada por todos, por poucos ou ninguém, além de que somos facilmente sugestionáveis, induzidos inconscientemente. E isso vale para tudo, seja a nossa memória ou tomada de decisão. Nós esquecemos muita coisa. É como se não tivéssemos vivido tal fato ou ele não tivesse existido. Quando acessamos essa lembrança, mudamos, e não conseguimos lembrar do mesmo jeito que era. Também devemos estar atentos ao efeito da sugestão. A forma que é feita uma pergunta pode afetar na resposta da pessoa. São muitos detalhes que estão no nosso cotidiano e não percebemos", explicou a palestrante.
A palestra foi realizada em parceria com a Acefb (Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão) sendo aberta a toda comunidade. Os acadêmicos da instituição não pagaram ingresso e os demais contribuíram com R$ 20. O público realmente prestigiou; o Auditório do Cesul recebeu mais de 800 pessoas entre acadêmicos, empresários, autoridades e egressos da instituição.
Marcos Guerra, presidente da Acefb, avaliou a parceria como positiva. "A palestra foi muito boa e com excelente conteúdo. O tema, muito relevante, foi explanado por meio de uma ótima dinâmica da palestrante com os presentes". 
A professora Salete Casali Rocha, uma das coordenadoras do evento, lembra que oferecer eventos com temáticas relevantes é uma das preocupações da instituição. "Temos o cuidado de inserir nos debates acadêmicos assuntos que possam suscitar novas investigações ou que instiguem nossos acadêmicos à curiosidade e ao aprofundamento no assunto. Assim, estimulamos a iniciação científica e o novo olhar para as questões jurídicas, econômicas e de gestão. É possível olhar e perceber a realidade sob diferentes aspectos, em especial, o quanto somos influenciados pelas primeiras leituras realizadas ao iniciarmos o dia". 
Daniela Urio, diretora da Faculdade de Direito Francisco Beltrão, ressaltou que "o Cesul e a Faculdade de Direito Francisco Beltrão agradecem a comunidade acadêmica pela participação no evento, bem como a importante parceria com a Acefb, que muito contribuiu para o sucesso do evento". 

Alunos aprovaram
O público acompanhou atentamente a explicação. Luiz Henrique Rocha Mariano, acadêmico do 1º período de Administração gostou da aula. "Foi de suma importância já, de início, receber a palestra da dra. Cláudia Feitosa, pois apesar de tão pouco tempo, ao ouvi-la despertou em mim o interesse para estudo, bem como a vontade de a todo momento buscar novos horizontes. A questão não é "como" fazer a coisa certa, mas "saber" fazer a coisa certa".
Gabriel Ilkiu dos Santos, do 7° período de Direito, também aprovou a temática. "Certamente o Cesul acertou a tacada, trazendo para o público presente um assunto super atual, que aguçou em todos os presentes o desejo de se aprofundar no assunto, pois acredito que todos nós temos interesse em entender como nosso cérebro funciona e porque reagimos de uma forma ou outra em determinadas situações. Eu gostei da palestra e parabenizo a instituição por proporcionar esse tipo de debate".
Opinião semelhante tem João Paulo Dario, também do 7º período. "A fala da professora Cláudia Feitosa foi muito interessante. A neurociência está em tudo, está em nós e, também, na aplicação econômica, na administração e no jurídico. Gostei demais do assunto e da forma como a professora o abordou". 

Data: 2018-02-21      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.