Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Acadêmicos de Administração do Cesul fazem parceria com a Mão Amiga

No fim de fevereiro os acadêmicos do 3º período do curso de Administração do Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - visitaram as instalações da casa de apoio mantida pela Mão Amiga - uma entidade que visa trabalhar a prevenção contra o câncer e auxiliar pessoas que enfrentam esse problema, principalmente mulheres, confeccionando perucas e proporcionando outras atividades. Essa casa foi inaugurada dia 8 de março de 2017, no bairro Vila Nova, no antigo Mosteiro, com o objetivo de oferecer um pouco mais de conforto e dignidade às pessoas que estão em tratamento contra o câncer, no Ceonc - Centro de Oncologia - em Francisco Beltrão. De segunda a sexta-feira são oferecidos almoços gratuitamente para pacientes de fora da cidade que estão em tratamento quimioterápico. Todos os dias um funcionário da casa dirige-se ao Ceonc, com um motorista, para convidar as pessoas a irem almoçar na Mão Amiga, sem custo algum, podendo descansar enquanto esperam o horário de voltar para casa. 
Os acadêmicos puderam conhecer a estrutura e ter uma noção de como é mantida a casa de apoio. A dra. Ilse Bernardi Lora, juíza da Vara do Trabalho em Francisco Beltrão, coordenadora do Curso de Pós-Graduação do Cesul e colaboradora da Mão Amiga, explicou aos alunos sobre a situação da casa de apoio, da realidade enfrentada e deu dicas de como os acadêmicos podem ajudar. "A casa segue o rito católico, celebra-se uma missa por semana e é rezado terço toda semana na capela. Isso foi o único pedido das irmãs que estavam antes e, também, da Diocese. Hoje sobrevivemos da ajuda da sociedade, dos clubes de Rotary, de doações e parcerias com empresas. Temos também o carnê solidário, que pode ser doado a partir de R$ 15 por mês. Mas, mesmo assim, os custos são bem altos. O Ceonc, em Beltrão, atende a 28 municípios da região. E muitas pessoas vêm cedo, passam bastante dificuldade, sofrem com o tratamento e, às vezes, só fazem algum lanche. Nosso objetivo é amenizar o sofrimento desse paciente, oferecendo um pouco mais de conforto e dignidade. Todo dia é feito esse trabalho de convencer as pessoas a almoçarem na casa, mas não é fácil. A ideia também é que quando o Ceonc começar a fazer radioterapia, possamos acolher esses pacientes para passarem a noite aqui, se recuperando. Sugerimos que os acadêmicos de Administração façam um projeto para ajudar a administrar, viabilizando mais recursos e doações".
Rafael Schultz Bahr, assessor do Cesul, acompanhou a visita. "Estarmos aqui faz parte de uma atividade da disciplina de Princípios Fundamentais de Marketing, tendo como objetivo planejar um evento em prol da casa Mão Amiga, utilizando os conceitos repassados em sala de aula". E os acadêmicos estão empolgados com a possibilidade de ajudar através do aprendizado em sala de aula. "Tenho certeza que conhecimento e aprendizado são essenciais. Mas a melhor parte é saber que estamos ajudando a divulgar um projeto muito importante e que traz alegria e conforto em um momento difícil de algumas pessoas", comentou o acadêmico Willian dos Santos.

Data: 2018-03-23      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.