Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul tem a nota máxima na avaliação institucional do Mec

Uma ótima notícia para Francisco Beltrão e região Sudoeste no setor de Educação. O Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - obteve conceito 5 na avaliação institucional realizada pela comissão de avaliadores designados pelo MEC - Ministério da Educação. A visita in loco teve como objetivo a renovação do recredenciamento da IES - Instituição de Ensino Superior - junto ao Sistema Federal de Ensino.

A nota máxima coloca o Cesul entre as melhores instituições de Ensino Superior do Paraná e do Brasil, legitima a qualidade de seus cursos, projetos e serviços, bem como sua inigualável infraestrutura física, além de garantir o desenvolvimento de processos formativos com excelência acadêmica. O resultado da avaliação comprova, enfim, a coerência entre as políticas acadêmicas e de gestão que integram o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional - e a sua prática efetiva. 

A nota máxima atribuída à instituição ocorreu após minucioso procedimento avaliativo com análises documentais e da verificação in loco na Instituição por meio de reuniões com os gestores, CPA - Comissão Própria de Autoavaliação, docentes, estudantes e colaboradores dos diferentes segmentos da IES. Também houve a verificação das instalações físicas, infraestruturas, Emaj, NEC e confrontação entre os relatórios postados no portal do E-Mec e as ações concretizadas no cotidiano da IES. 

A visita dos avaliadores aconteceu no período de 18 a 20 de abril deste ano. Além de evidenciar a excelência da instituição, o CI 5 é referência para os diversos atos regulatórios relativos aos cursos e à própria instituição. A avaliação externa é um dos eixos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os conceitos que podem ser atribuídos vão de 1 a 5.

O referido conceito renova o recredenciamento do Cesul, coroa mais uma etapa do movimento positivo e propositivo da Instituição e enaltece a missão da instituição: "formar profissionais com visão crítica, humanística e tecnicamente avançada, para dar efetividade aos direitos da cidadania e assegurar a inserção no mercado de trabalho".  O resultado da avaliação oferece segurança aos estudantes da instituição e aos que venham a integrar o corpo discente, optando pela excelência no ensino superior. Fazer parte de uma instituição que tem o conceito máximo na renovação de seu recredenciamento é, sem dúvida, significativamente positivo.

No decorrer do processo que culminou com a renovação do recredenciamento, a IES passou por um olhar amplo desde seus aspectos legais, infraestrutura, laboratórios, corpo docente, atuação da CPA, planejamento, projeto político-pedagógico, relacionamento com a comunidade, sustentabilidade, acessibilidade e uso das novas tecnologias, ou seja, demonstrou a seriedade e o comprometimento com a oferta do ensino superior, bem como o compromisso com o desenvolvimento local e regional, fato que culminou com o conceito 5.

A instituição, desse modo, evidencia sua responsabilidade social, destaca a atuação ímpar de seus gestores, colaboradores, corpo docente, corpo discente e pessoal técnico-administrativo que não pouparam esforços para a obtenção do conceito máximo. Talento, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos no respectivo processo foram fundamentais para esse importante resultado. Assim, a instituição garante acesso ao ensino superior no Sudoeste do Paraná com excelência acadêmica e oportuniza uma educação pautada na ética e na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

Névio Urio, sócio mantenedor do Cesul 
"O momento é para celebrar tamanha conquista. É mérito de todos os envolvidos e, em especial, de toda a comunidade envolvida com a Instituição. É mais fácil chegar ao topo. Difícil será manter-se. Porém, continuaremos trabalhando para manter a nota. Esse resultado nos coloca em outra posição. Tudo que nos acontece é fruto do envolvimento social. As vitórias são perfumadas e por isso devem ser sentidas e não bebidas. Entregamos o resultado a toda equipe Cesul, familiares, amigos e, principalmente, à sociedade que nos acolhe e entrega seus filhos para graduarem-se conosco." 

Dr Arni Deonildo Hall, Diretor Geral do Cesul 
"A nota 5, nota máxima concedida pelos avaliadores do MEC, é o reconhecimento de que nosso desafio de ser centro de excelência está sendo alcançado. É o reconhecimento do trabalho de uma equipe coesa, que preza pela qualidade do ensino no Direito e na Administração. É a consolidação do projeto Cesul, um centro de excelência em educação superior em Francisco Beltrão". 

Daniela Urio Mujahed, Diretora da Faculdade de Direito  
"O conceito 5 obtido na avaliação institucional representa a consolidação de todo trabalho realizado por nossa equipe. Neste momento comemoramos a obtenção da máxima atribuída pela comissão de avaliadores do MEC/INEP, mas sabemos a responsabilidade que recai sobre a IES e o desafio em manter esse conceito. Foi difícil a conquista. Mas mais difícil é manter o conceito e continuar rumo à excelência. Agradecemos toda nossa equipe pelo trabalho sério e de qualidade prestado à nossa instituição e à sociedade também por acreditar em nosso trabalho".

Professora Roseli Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito e Procuradora Institucional
"O processo de renovação de recredenciamento da IES busca aferir a exatidão dos dados disponibilizados no sistema e-mec. A comissão avaliadora do Inep/MEC visa identificar o grau de qualidade da instituída e o grau de conformidade com as exigências legais. Foi um procedimento tranquilo, pautado na ética, na responsabilidade e na transparência da Instituição". 

Profa. Salete Casali Rocha, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Cesul e coordenadora do NPIC - Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica
"A avaliação in loco e a atribuição da nota 5 reforça a seriedade e o comprometimento de toda equipe Cesul nos processos realizados.  O pronto atendimento em investimentos por parte dos mantenedores, na pesquisa, no ensino, na extensão e no cumprimento dos requisitos legais foram fundamentais nessa conquista. O trabalho da CPA Cesul foi outro ponto de destaque. Agora, temos dois desafios: manter o conceito 5 no Direito e o conceito 5 na IES". 

Luiz Carlos D'Agostini Júnior, professor de Estágio supervisionado e coordenador do EMAJ - Escritório Modelo de Assessoria Jurídica
"Essa nota reflete a preocupação da instituição de ensino com a excelência dos serviços educacionais prestados pelo Cesul, que propicia total condição para que nossos alunos possam aprender na teoria e na prática os ensinamentos obtidos durante a graduação. O suporte dado pela mantenedora foi fundamental para que o sucesso fosse alcançado. Trabalhamos numa instituição com uma estrutura fantástica, que proporciona uma educação de nível elevado, o que nos orgulha muito". 

Robson Faria, coordenador do curso de Administração
"A avaliação representa, prioritariamente, o papel que a instituição tem em ajudar a desenvolver a região Sudoeste em aspectos socioeconômicos e na aplicação de conhecimento de qualidade e desenvolvimento intelectual no mercado de trabalho. De acordo com a necessidade de cada área o Cesul se propõe e realiza, sempre, com muita seriedade e responsabilidade". 

Ricardo Finatto, presidente do diretório acadêmico
"Como presidente do diretório acadêmico e membro da CPA, vejo que a conquista da nota 5 na Avaliação Institucional é muito importante. Acredito que, assim como eu, todos os colegas estão orgulhosos, pois em curto espaço de tempo conquistamos o 5 para o curso de Direito e agora o 5 para a Instituição. Isso é motivo de orgulho para 
todos os acadêmicos do Cesul".

Data: 2018-04-30      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.