Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul homenageia professora Salete Rocha em abertura da Semana Acadêmica de Direito

Na terça-feira, dia 22, o Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior – iniciou a 18ª edição da Semana Acadêmica de Direito. Mas diferente das últimas edições, todos sentiam falta de uma pessoa que sempre estava à frente do evento coordenando, organizando, fazendo-o acontecer, se dedicando desde o início, desde a conversa com os palestrantes, até o último detalhe para que tudo fosse concluído com sucesso. Também era praxe nos eventos ver essa pessoa correndo durante as palestras, com seu celular em mãos, registrando tudo e postando as fotos no Facebook do Cesul. Trata-se da professora Salete Casali Rocha que na última sexta-feira, dia 18 de maio, veio a falecer deixando um grande vazio no coração do corpo docente, dos funcionários, da direção e dos acadêmicos do Cesul e que coordenava mais esta edição da semana acadêmica. Ela, inclusive, contatou todos os palestrantes para os três dias de evento e deixou tudo organizado. Devido a esses fatos, a instituição resolveu manter a programação, justamente por ela. Assim sendo, a abertura foi com lindas homenagens. No início, a tradicional bateria da atlética de Direito do Cesul, que tanto foi incentivada pela professora, adentrou no Auditório tocando e gritando o nome da professora: Salete! Depois os acadêmicos leram uma mensagem e cantaram a música Trem Bala, que era uma das preferidas da professora.

Para formar a mesa de honra, as filhas da professora, Amanda e Isadora, que são acadêmicas de Direito do Cesul, foram chamadas para representarem a mãe. Ao dar início, dr. Arni Hall, diretor geral do Cesul, em um discurso emocionado, falou sobre todo o trabalho e a dedicação que a professora Salete teve com a instituição. “Alguém que trabalhava com alegria, dedicada, compromissada. Fez muito pelo Cesul. Deixou marcas e sua contribuição é inestimável. Só temos a agradecer. Ficará para sempre, sendo mais uma de nossas estrelas”.

O evento
Após as homenagens, o palestrante Evinis da Silveira Talon, Advogado Criminalista, consultor e parecerista de Direito Penal e Processo Penal no Rio Grande do Sul, também fez um breve comentário sobre a professora Salete, frisando o esforço que a mesma teve para que fosse possível ele estar na semana acadêmica. “Acho que fui um dos últimos a conversar com ela, pois algumas horas antes de falecer, ainda me chamou no ‘Whats’ e me passou o folder do evento”.
Na sequência iniciou a palestra falando sobre o Tribunal do Júri na Prática: uma aplicação da teoria dos jogos. “Os jurados consideram tudo: pessoa que praticou e sofreu a conduta criminosa, maus antecedentes e processos em curso, consequências da pena em relação ao acusado, entre outros. Além disso, tentamos convencer os jurados. Em suma, no tribunal do júri precisamos entender como o jogo processual deve ser jogado. Tem que falar o que o outro quer ouvir”.
Para encerrar à noite, ainda houve apresentação dos alunos no 3º Canta Cesul, com show de paródias.

Encerramento
Hoje as palestras são em dois períodos. Angela Regina Urio Liston, psicóloga, fala sobre Depoimento Especial e escuta especializada: aplicação da lei nº 13.431/17 e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Já, o palestrante Parcelli Dionízio Moreira trabalhará, pela manhã, o desenvolvimento como liberdade e os fundamentos da justiça. E, à noite, Tributação e desigualdade no Brasil: um diálogo com a obra de Amartya Sem.

Data: 2018-05-24      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.