Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul realiza campanha sobre CORRUPÇÃO

O Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - tem realizado campanhas educativas, visando conscientizar os acadêmicos e a sociedade em geral, mostrando que mesmo se cada um fizer sua parte, muito ainda pode e deve ser feito. Este trabalho é fruto dos projetos de extensão que o Cesul realiza, cumprindo com a responsabilidade social e o melhor desenvolvimento acadêmico, pois isso é trabalhado em sala de aula, com a teoria, e na prática.

Na faculdade, durante este mês de setembro, abordar-se-á o tema: Combate a Corrupção Cotidiana. Com frequência percebemos pessoas reclamando da corrupção, dos roubos, dos políticos que não prestam e só pensam em si. Muitos cometem pequenos atos incorretos acreditando serem "pequenas" atitudes, entretanto, tais ações são com o intuito de levar vantagens. E é pensando nisso que a instituição está trabalhando esse assunto com os acadêmicos. Vários adesivos foram colados dentro do Cesul, visando conscientizar os alunos a não furarem fila, não colar na prova, entre outros atos que são utilizados para obter vantagem.
Eliane Cristina Úrio, mentora do projeto, destaca que o Cesul implementa mensalmente campanhas internas de conscientização abordando temas com o objetivo de formar cidadãos mais responsáveis. "A intenção é inserir a reflexão, conscientização e adoção de atitudes que levem ao respeito e desenvolvimento do ser humano para uma sociedade mais justa e para a qual deve contribuir através do seu próprio papel, ou seja, dando o exemplo. Um rápido olhar sobre nossas práticas cotidianas registram a amplitude e a profundidade da corrupção, em várias intensidades, como exemplo: "É bem rapidinho..." ; "Ninguém está vendo..."; "Tem coisa muito pior ..."; "Mas todo mundo faz.". Mas não é por causa do tempo que deixou de ser errado, não é pelo fato de ninguém ter visto que deixou de ser errado, um erro não ameniza o outro, o importante é agirmos sempre com ética e honestidade". 
Rafael Schultz Bahr, assessor da mantenedora, frisa que o momento é o ideal para esta campanha, devido ao fato de estarmos em período eleitoral. "E hoje o país está passando por essa situação, é reflexo das atitudes. Isso vem de baixo, de pequenas coisas. Neste período eleitoral, muitos querem levar vantagem, vendem seu voto. Como vai poder cobrar alguma coisa depois, se vender o seu voto agora? Devemos rever atitudes e pensamentos. E isso é indiferente de classe social. Vai desde trabalhadores a políticos".

Acadêmicos apoiam
Os alunos se engajam nas campanhas e aprovam a iniciativa. "Trabalhos assim se fazem necessários, pois, no atual cenário político brasileiro, vivenciamos uma crise ética e moral que reflete no âmago de cada um. Há quem diga que o exemplo deve vir de cima, mas não, a campanha do Cesul demonstra que a mudança pode partir de cada um de nós, assim, a mensagem principal desta iniciativa é a seguinte: se formos éticos enquanto acadêmicos seremos éticos como profissionais", comenta o acadêmico Ricardo Finatto, do 2º período, que também é o presidente do centro acadêmico da instituição. 
Opinião semelhante é a da acadêmica Isadora Fernanda Scheuer, do 10º período. "A campanha deste mês foi a mais impactante para mim. Nos ajuda a desconstruir a ideia de que os pequenos erros (ou corrupções) do cotidiano podem ser justificados de alguma forma, utilizando exemplos que costumamos ouvir diariamente. A mudança deve iniciar por nós, nos pequenos atos do dia a dia, na fila do banco, no troco do mercado ou no trânsito. Devemos parar de disseminar a cultura do 'jeitinho brasileiro', pois não é uma conduta para se orgulhar. A mudança que tanto desejamos no cenário atual do nosso país começa com as atitudes do cotidiano".

Data: 0000-00-00      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.