Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul abre 5ª edição da Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho

Iniciou no último final de semana, no Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior), a 5ª edição da Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. O conteúdo do curso foi totalmente reformulado, com base nas alterações impostas pela Reforma Trabalhista. A aula inaugural teve um seminário com o tema: “A Reforma Trabalhista e seus Aspectos Processuais”. O palestrante foi o juiz do Trabalho do TRT/3ª Região – Minas Gerais e pós-doutor em Direito Processual, Vitor Salino de Moura Eça.

Dr. Vitor fez uma abordagem geral sobre a reforma, destacando os principais fatos. “O ponto principal a se trabalhar é a sustentabilidade da relação do trabalho. Algo que fique bom para o trabalhador e, igualmente, compensador para quem oferece o trabalho. O regime de trabalho, o modo da prestação de serviço, a forma que as pessoas trabalham é algo que muda constantemente. A própria tecnologia nos convida a reflexões de como será a prestação de serviços do presente e o que podemos esperar do futuro, ou seja, alterações sempre foram necessárias. Numa área sensível como a área trabalhista, onde os interesses são muito conflitantes, nem sempre a reforma agrada a todos. Mas esses reajustes a doutrina vai fazer, a jurisprudência vai fazer. E é o que viemos fazer aqui, ensinar a mexer nessa ferramenta.”

O professor também enfatizou a resistência que muitos têm a mudanças. “Impacta, tira da zona de conforto, cria novos desafios, mas o importante que todos nós aprendemos a viver com ela. Os ajustes são necessários e virão, pouco a pouco, para o futuro. E temos de ver o aspecto econômico do Direito. Não adianta visar atender um ou outro segmento se a economia ou produção não vão bem. Em função disso, precisamos trabalhar o tema de forma coordenada. Precisamos que os patrões e os empregados, todos, se envolvam no sentido de fazer do trabalho algo viável. E quero felicitar o Cesul pela iniciativa deste curso. Formação é algo imprescindível. Todos que podem, devem mesmo vir cursar, pois a capacitação para o mercado é a forma de as pessoas se prepararem para os melhores salários, melhores postos e melhores vagas”.

Dra Ilse Marcelina Bernardi Lora, coordenadora da pós, destaca que essa edição do curso foi toda pensada visando oferecer uma reciclagem na área trabalhista: “Essa pós tem ênfase nas alterações. Elas são muito amplas, de modo que quem não se reciclar, advogados ou profissionais da área, não terá condições de continuar no mercado de trabalho. Nossa preocupação é justamente trazer tais conhecimentos que serão disseminados. As aulas serão ministradas por professores renomados, que conhecem a área, são comprometidos e experientes, capazes de sanarem todas as dúvidas que os alunos têm. Tivemos cuidado de trazer professores de todo Brasil. O Ministro do Trabalho, Cláudio Brandão, que virá para ministrar uma das disciplinas, passará o seu entendimento sobre a aplicabilidade da reforma. A reforma obriga a sair da zona de conforto. Hoje temos os honorários de sucumbência. Antes da reforma, se o autor fizesse o pedido e não tivesse êxito, não acontecia nada pra ele. Hoje não, se ele pedir horas extras, atribuir valor ao pedido e ele não tiver êxito, vai pagar honorários de 15% para o outro advogado. O processo ficou mais enxuto, maior preocupação, maior cuidado e teve uma moralização do processo trabalhista”.

Vandré Marcos Spanholi é gerente de RH em Coronel Vivida e está cursando a pós em busca dessa capacitação. “A primeira aula foi muito importante, pude tirar bastante proveito e aprendizado. O professor é muito bom, bem preparado, com muito conhecimento. Eu viso aprimorar o conhecimento, me manter bem informado, com novas ideias, atento ao que o mercado oferece, principalmente com a questão da nova legislação trabalhista, que, apesar de minha área ser RH, é algo que tem muito foco e faz com que a gente mantenha a empregabilidade. O mercado exige pessoal bem preparado. O curso favorece para que possamos ajudar na estruturação das empresas, para isso, mantemo-nos sempre em atualização”, avaliou. Informações (46)3524-4242 e inscrições pelo site cesul.br.

Data: 2018-07-04      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.