Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Professor do Cesul ministra palestra em congresso na Alemanha

O professor do Cesul, Marcos Augusto Maliska, será um dos palestrantes do Simpósio Internacional Jhering Global, organizado pela Georg August Universität Göttingen e pela Leibniz Universität Hannover. O evento será nos dias 6 e 7 de setembro, na Alemanha.


O evento, organizado em comemoração aos 200 anos de nascimento do grande jurista Rudolf von Jhering (1818-1892) vai explorar as trajetórias das ideias de Jhering ao longo dos últimos 150 anos na Europa, nas Américas e na Ásia. Os palestrantes, de vários continentes, abordarão a recepção da obra de Jhering em suas respectivas culturas jurídicas nacionais, promovendo um debate abrangente sobre a história da transferência global de ideias jurídicas. O Simpósio Jhering Global adotará uma abordagem interdisciplinar. Como o trabalho de Jhering não cruzou apenas fronteiras geográficas, mas também transcendeu as fronteiras entre as disciplinas científicas, o simpósio examinará seu impacto no estabelecimento e no desenvolvimento das ciências sociais e políticas desde o final do século 21.
O professor Maliska vai proferir a palestra Die Rezeption Jherings in Brasilien: Tobias Barreto und die "Recife-Schule" (A Recepção de Jhering no Brasil: Tobias Barreto e a Escola do Recife), que trata da influência da obra do jurista alemão no pensamento do grande jurista e pensador brasileiro do Século XIX, o sergipano Tobias Barreto, ícone da chamada Escola do Recife.


O professor comenta sobre a expectativa em participar de tal evento. “O estudo do direito alemão é recorrente nas minhas pesquisas acadêmicas. A participação nesse evento está me possibilitando aprofundar a relação entre o direito alemão e o brasileiro no contexto do século XIX, na figura do grande jurista brasileiro Tobias Barreto. Está sendo muito agradável e de grande aprendizado preparar a palestra, pois dela, com certeza, desdobrar-se-ão outros estudos no campo próprio do direito brasileiro, em especial sobre a Escola do Recife e, muito em particular, a figura de Tobias. Eu fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de falar na Alemanha sobre a influência de Jhering no Brasil, tanto na perspectiva teórica de seus estudos e sua recepção no Brasil, como também pelos laços familiares de Jhering no Brasil. O filho mais velho do grande jurista alemão, Hermann von Jhering, emigrou para o Brasil em 1880, se naturalizou brasileiro e aqui viveu por mais de 40 anos, atuando no campo das ciências naturais. Esse evento será mais uma oportunidade para demonstrar os estreitos laços que unem o Brasil a Alemanha”.
A programação completa do evento pode ser acessada no seguinte link: http://www.uni-goettingen.de/en/586377.html

Data: 2018-07-14      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.