Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul tem Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) tem realizado trabalhos psicopedagógicos, oferecendo atendimento aos professores, funcionários e acadêmicos, através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), coordenado pela psicóloga Natalia Nesi Marcello. Todos os atendimentos são realizados resguardando o sigilo e os princípios éticos contidos no Código de Ética Profissional do Psicólogo. Os horários de atendimento são às terças-feiras das 8 às 12 horas e das 18 às 22 horas e nas quintas-feiras das 18 às 22 horas.
Natália comenta que o atendimento, principalmente aos alunos, ajuda no desenvolvimento acadêmico e que “pode ser voluntária ou por encaminhamento do docente, quando o mesmo observa alguma demanda. Desde que iniciei minha atuação no Cesul, realizei diversos atendimentos para auxiliar os alunos em suas demandas, dentre elas problemas e conflitos pessoais, dificuldades de aprendizagem, dificuldades em estabelecer rotinas e técnicas de estudo, dificuldades no grau de entendimento de algumas disciplinas, dificuldades emocionais que atrapalham o discente no rendimento acadêmico e conflitos em sala de aula, dentre outras”.
A psicóloga também destaca o quanto é importante para os acadêmicos terem o acompanhamento psicológico. “É necessário e vantajoso, pois ao ingressar para o ensino superior, o indivíduo é acompanhado por diversos fatores que podem causar conflitos que atrapalham o andamento de seu aprendizado, como a mudança do ambiente escolar para o ambiente acadêmico, a saída de casa, a troca de cidade, o afastamento do núcleo familiar, as novas rotinas de estudo e de estágios, a preocupação com a inserção no mercado de trabalho, a responsabilidade por suas escolhas na vida pessoal e profissional. Nesses casos, a atuação do psicólogo vem para contribuir na prevenção e solução de problemas no cotidiano do acadêmico, tendo em vista que problemas de ordem pessoal podem afetar a vida acadêmica dos discentes. Ou seja, há o atendimento com o objetivo de sanar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes, apoiando o desenvolvimento acadêmico, auxiliando no processo de aprendizagem e visando a promoção da saúde mental e o bem-estar social”.
A professora Roselí Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito do Cesul, enfatiza a importância de a instituição ter esse núcleo. “O atendimento psicopedagógico proporciona aos estudantes uma visão holística das problemáticas vinculadas ao ensino e à aprendizagem. Contribui, significativamente, para obtenção de melhores resultados”, comenta.
Opinião semelhante tem o professor Robson Faria, coordenador do curso de Administração. “Com o auxílio do profissional, há um melhor desenvolvimento de relação entre professor e aluno e entre os próprios alunos, além de tal profissional poder realizar um trabalho específico no desenvolvimento do estudo e melhora de notas”.

Data: 2018-09-18      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.