Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul realiza grupo de estudos com acadêmicos de Direito

No segundo semestre deste ano, o Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior – iniciou um trabalho de grupo de estudos com os acadêmicos de Direito. O objetivo é proporcionar um estudo mais aprofundado em diferentes áreas do Direito, como destaca o professor Iverson Kech Ferreira, idealizador do projeto. “Este primeiro grupo foi sobre Criminologia, Estado e Poder, falando sobre aspectos criminológicos, criminologia crítica e como o estado maneja sua força. Isso é interessante porque os alunos começam a ler textos sociológicos, filosóficos e jurídicos de uma forma diferente”. O professor ainda mencionou que assim o Direito humaniza-se, visando ser melhor interpretado, “como por exemplo no caso da Lei Seca, não apenas por aquela lei, mas de acordo com o que estamos vivendo na sociedade. É como se fosse uma aula de mestrado. Apresenta-se o texto, faço minhas ponderações sobre o tema e após, cada aluno tem 30 minutos para defender o seu ponto de vista, sua visão à sala toda. Aula assim tem a interação entre eles, o texto e o próprio autor. Uma visão mais aprofundada, melhor interpretação.”
As atividades são semanais, às terças-feiras, em encontros de duas horas. Os alunos apresentaram uma carta do porquê queriam fazer parte deste projeto, que não tem custos, sendo que o Cesul fornece toda a estrutura. “São seis alunos. Eles estão criando textos em cima dessas aulas e logo apresentarão artigos científicos que poderão ser compilados em livro, ou servirão para apresentações em seminários e congressos, e, até mesmo, publicados em revista. O curso é aberto a todos os períodos, mesmo que esteja concluindo. Vale a pena porque tem crescimento filosófico, é importante entender o outro. Agradeço ao Cesul pela oportunidade”, diz Kech.
A acadêmica Elizângela da Silva, 8º período noturno está animada com o grupo. “Essa experiência está sendo única. Estou muito feliz. O Cesul e o professor Iverson estão de parabéns pela excelente iniciativa na busca pelo despertar de novos saberes aos acadêmicos. Sinto que sou privilegiada enquanto acadêmica e pesquisadora. O professor buscou nos encontros a interação e a participação de todos os envolvidos, despertou em cada um de nós o senso crítico e nos incentivou a pensar de uma maneira diferente, nos tirando assim da zona de conforto e do senso comum. A expansão de saberes e o despertar do acadêmico nas críticas sobre o atual sistema em que vivemos foi uma experiência excepcional, de troca de conhecimentos em diversos pontos de vista. As propostas e os textos apresentados foram magníficos e de crucial relevância, buscaram pontuar a realidade da sociedade atual com diversos pensamentos, de autores de outras épocas fazendo, assim, um balizamento e comparações acerca de nosso paradigma atual”.
Opinião semelhante do acadêmico Willian Aparecido Rodrigues da Rosa, 10º período matutino. “Não há palavras suficientes para descrever a importância desse grupo de estudos e pesquisas, é algo totalmente diferente daquilo que vemos dentro da faculdade. Os encontros tidos no grupo de estudos e pesquisas foram de grande valia, pois me auxiliaram de forma incomensurável no que tange ao pensamento crítico não somente voltado ao estudo do Direito em si, mas também da sociedade, do sistema político; fato que nos oportunizou um conhecimento aprofundado em alguns pontos das mazelas apresentadas pela sociedade, agregando-nos um crescimento não apenas profissional, mas também pessoal. Penso que a inciativa de criar o grupo de estudos e pesquisas proporcionado pelo Cesul é de suma importância para o futuro, não somente dos seus alunos, mas também da faculdade, haja vista que formará profissionais com uma capacidade e um senso crítico ainda maior”.

Data: 2018-12-05      Fonte: Assessoria
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@cesul_faculdade

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.