Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Direito do CESUL é conceito 5 na avaliação do MEC

Nota máxima confere reconhecimento e excelência ao curso, colocando-o entre os melhores do Brasil.

O curso de Direito da Faculdade de Direito Francisco Beltrão, mantida pelo Cesul, acaba de conquistar o conceito 5 (nota máxima) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O resultado do relatório, que renova o reconhecimento do curso, foi emitido sexta-feira, 10, e está sendo comemorado pelos mantenedores, gestores, professores, alunos e colaboradores.  

A instituição recebeu a comissão avaliadora, in loco, nos dias 2 e 3 de fevereiro. Foram avaliadas as dez dimensões da Lei do Sinaes, com ênfase na Dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica), dimensão 2 (corpo docente) e dimensão 3 (infraestrutura), bem como os demais requisitos legais e normativos. Nessa visita, além de toda a documentação, foram avaliados: o tripé da Educação Superior (Ensino, Pesquisa e Extensão) através da análise da documentação, as reuniões com os gestores, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a reunião com professores e com acadêmicos. Também foi avaliado o Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj), que atende todos os requisitos legais para a formação do bacharel em Direito, de acordo com a missão da instituição. 
A diretora-financeira do Cesul, Daniela Urio Mujahed, comemora o resultado. "O momento avaliativo significa que a Faculdade de Direito de Francisco Beltrão atende a todos os critérios que estabelecem os padrões de qualidade estipulados pelo Ministério da Educação. A obtenção do conceito 5 também se deve aos investimentos na biblioteca, que está entre as melhores do Paraná, bem como aos investimentos nos quesitos de acessibilidade, sustentabilidade ambiental e demais ações que fazem do curso de Direito do Cesul um dos melhores do País." 
O apoio à iniciação científica, aos convênios, às parcerias e aos eventos organizados também foi fundamental. Mas não se pode deixar de mencionar os investimentos em extensão e o envolvimento dos acadêmicos em todos os projetos da IES, assim como o cumprimento da função social da instituição. 
Daniela enfatiza que isso se deve a muita dedicação. "A avaliação do MEC permite traçar cenário e comparação da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Como dizia o historiador e filósofo Will Durante: 'nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito', e esse hábito, após 18 anos, foi reconhecido com a nota máxima, certificando essa excelência. Essa conquista foi o resultado do trabalho em conjunto realizado por todos os envolvidos no curso de Direito, pois no Cesul há, principalmente, amor e dedicação no que se faz."
O diretor do Cesul, Arni Hall, destaca a importância dessa conquista. "Para nós é o coroamento de um longo processo, que ano a ano vem se consolidando. Desde o primeiro dia trabalhamos para isso. Agora é o desafio de manter-se no topo e implementar ações e políticas de consolidação. Aumenta a responsabilidade e nos traz novos desafios. E para a comunidade de Francisco Beltrão é o reconhecimento de um trabalho coletivo que consolida o polo de educação superior que hoje aqui temos", avalia Arni.

 

Data: 2017-02-14      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.