Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Direito do CESUL obtém excelente resultado no Enade

Curso obteve nota 4, numa escala de 1 a 5, ficando entre os melhores do Paraná.

 

Dia 8 de março, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - recebeu uma excelente notícia que deixou todo o corpo docente, funcionários, colaboradores e acadêmicos muito felizes: obteve nota 4 na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) - órgão que avalia a qualidade dos cursos de Educação Superior em todo território brasileiro. A nota é numa escala que vai de 1 a 5. 
Participaram da prova, realizada a cada três anos, estudantes que concluíram o curso de Direito em 2015. A professora Roseli Teresinha Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito, explica a avaliação. "O conceito Enade tem como objetivo identificar a qualidade dos cursos superiores. É nesse indicador que se torna possível observar a distinção entre as notas de cada curso. Dessa maneira, vale constatar, por exemplo, que pelo conceito Enade os estudantes de Direito do Cesul obtiveram nota 4 como os alunos de Direito da PUC-PR. Já no conceito contínuo, que é a nota real, existe diferença. A nota do Enade da PUC é 3,3686, inferior a nossa, que é 3,3785".  

5 no Mec
Avaliadores designados pelo Ministério da Educação - MEC, no início de fevereiro avaliaram o curso, in loco. O objetivo era a renovação do reconhecimento do curso de Direito. Na ocasião foram avaliadas três dimensões: didático-pedagógico, corpo social e instalações físicas. Nesta avaliação o Cesul conseguiu a nota máxima: 5. 
A professora Roseli comemora as notas obtidas pelo curso e pela instituição. "A divulgação dos indicadores de qualidade do Enade coloca o nosso curso entre os melhores cursos de Direito do Brasil. Resumidamente, os resultados do curso jurídico do Cesul são: organização didático-pedagógica: 5 (MEC); corpo docente: 5 (MEC); infraestrutura: 5 (MEC) e corpo discente (alunos): 4 (Enade). Vale a pena conferir a tabela do Inep e orgulhar-se de uma instituição de ensino superior que coloca em destaque, no cenário nacional da educação superior, o município de Francisco Beltrão". 
Daniela Úrio Mujahed, diretora financeira do Cesul, enfatiza: "vale destacar que dentre os 89 cursos de Direito de instituições privadas do Estado do Paraná, 12 possuem a nota 5 (escala de 1 a 5) na avaliação do MEC e o curso de direito do Cesul está entre os 12 melhores do Estado, sendo 11 ofertados nos grandes centros e o único curso com conceito 5 no Sudoeste e Oeste do Paraná é o do Cesul. Desse modo, é importante ressaltar aos nossos acadêmicos o orgulho de estar em Francisco Beltrão estudando em uma instituição com o curso ranqueado entre os melhores do País. E isso é confirmado pela nota obtida no Enade 2015, visto que ficamos entre os 21% dos cursos de Direito do País com notas entre 4 e 5. Isso quer dizer que dos 1.059 cursos avaliados apenas 222 obtiveram notas entre 4 e 5. Quero agradecer a todos os professores, em especial ao coordenador do Enade professor Luiz Carlos D´Agostini, e aos nossos alunos que participaram com muita dedicação e empenho, obtendo excelente desempenho. O sucesso e a conquista são méritos de toda a família Cesul".
O diretor do Cesul, Arni Hall, também demonstra sua satisfação com o resultado. "Podemos dizer, com certeza, que estamos entre os melhores cursos de Direito do País, pois somamos uma nota máxima, com uma nota ótima. Tais notas confirmam o Cesul e a Faculdade de Direito como excelentes. Para os nossos alunos e ex-alunos se trata de um selo de qualidade em sua formação. Esse reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito, anima a equipe a continuar trabalhando com afinco. Excelência é o nosso desafio".

Alunos satisfeitos
Com esse resultado obtido no Enade, é evidente o sentimento de satisfação dos alunos que realizaram a prova, como comenta Marileide Buss Pereira. "Fiquei muito satisfeita e feliz quando soube que o Cesul conseguiu a nota 4. Especialmente para mim e para meus colegas da turma 2011/2015, que fizemos a prova e estávamos esperando ansiosos pela nota. Fica o sentimento de dever cumprido e orgulho de ter sido formada em Direito pelo Cesul, que eu considero ser uma instituição séria e comprometida com o ensino jurídico e que sempre busca inovação, tanto na aplicação das disciplinas quanto no espaço físico. O comprometimento foi reconhecido pelo MEC e constatado na prova do Enade. 
Opinião semelhante tem  Camila Comann, que também fez a prova. "Acredito que essa prova alcança, sem dúvida, seu objetivo de avaliar o aprendizado e conhecimento dos alunos, uma vez que se observa que são poucas as instituições que alcançam notas entre 4 e 5, devido ao grau de complexidade da prova, pois exige, além de uma boa formação, dedicação por parte do estudante. A prova costuma ser bastante extensa, o enunciado das questões são grandes, o que a torna bastante cansativa, exigindo um alto grau de conhecimento e de atenção por parte do acadêmico. A questões de cunho específico apresentaram temas bastante pertinentes e são estudados ao longo do curso são as mesmas que, inclusive, nos deparamos nas provas da OAB. Portanto, acredito que é possível, sim, avaliar grande parte da formação acadêmica. A nota 4 reflete a qualidade de ensino do Cesul na dedicação da Instituição em sempre nos oferecer o melhor! Estou muito contente e orgulhosa com o resultado! Cesul é top. Direito é 5".   

 

Data: 2017-03-11      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.