Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul inicia de curso pós-graduação em Direito Processual Civil

O Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - iniciou no último final de semana, dias 21 e 22, a 2ª edição do curso de pós-graduação em Direito Processual Civil, que terá duração de 18 meses. Na abertura do curso, a coordenadora das pós-graduações do Cesul, dra. Ilse Marcelina Bernardi Lora, deu as boas-vindas e apresentou o professor da primeira aula, o juiz federal Vicente de Paula Ataíde Júnior, que também é o responsável por coordenar e organizar o corpo docente, disciplinas e carga horária do curso. "A primeira aula será com o dr. Vicente, que tem invejável currículo e vasta experiência profissional. Trata-se de excelente professor e também responsável por definir todas as disciplinas e indicar o corpo docente. Pretende-se oferecer curso de altíssimo nível, com renomados professores, de profundo conhecimento. Será uma pós-graduação de excelência".

Importância do curso
O dr. Vicente explicou sobre o curso: "Os temas foram cuidadosamente selecionados, de modo que os alunos possam conhecer com profundidade o Novo Código de Processo Civil brasileiro (CPC/2015). Nele se encontram novos instrumentos processuais, que visam imprimir celeridade aos processos. Mais do que uma nova lei, introduz novos paradigmas na administração da justiça. A proposta é fazer os pós-graduandos compreenderem a atualização, despertando em especial o lado crítico, de forma que possam ver os novos instrumentos do processo com olhar mais preparado. Será analisado todo o Código, para se examinar o que pode ter viabilidade, pois não adianta conter palavras bonitas e não ser prático".
Dr. Vicente também salientou a importância dada pelo CPC/2015 à atuação do advogado, do que decorre a indispensabilidade da capacitação. "O advogado precisa ajudar a resolver problemas. O Código destaca firmemente a importância deste profissional no processo. Antes o advogado apenas esperava que o juiz resolvesse. Agora é chamado a cumprir sua função. Isso é essencial, pois representa a consagração do princípio da cooperação. Todos que estão no processo devem contribuir para a melhor e mais justa solução. O advogado não pode se limitar a aguardar a solução dada pelo juiz. Os próprios advogados devem estabelecer canal de diálogo. Para isso, precisam estar abertos e dispostos à capacitação. E este curso vai proporcionar isso. Estudar e se atualizar faz toda a diferença na vida profissional, pois advogado que coopera, que contribui efetivamente para a solução dos problemas tem lugar cativo no mercado de trabalho e é melhor remunerado".
Com relação à escolha do corpo docente, dr. Vicente reforçou. "Selecionamos professores com experiência prática e teórica. Eles vão ministrar a teoria, estabelecendo, contudo, ligação com os aspectos práticos, de maneira que o aluno sairá daqui sabendo manejar adequadamente o CPC/2015 e ficando aparelhado para advogar de forma eficiente e segura. Nas primeiras aulas os alunos serão estimulados a conhecer o Código, familiarizando-se com as inúmeras ferramentas nele contidas. Progressivamente, serão apresentados todos os importantes temas do Processo Civil, de modo a promover a efetiva e necessária qualificação dos pós-graduandos.
A advogada Andressa Soletti Cecconi, que já é especialista em diversas áreas e agora está cursando Direito Processual Civil, afirma: "Este curso é indispensável para o advogado, em razão das profundas alterações que ocorreram no Processo Civil. O novo Código visa reconstruir o processo a partir dos valores e normas fundamentais contempladas na Constituição Federal Brasileira. Para que se efetivem os valores constitucionais, é indispensável a colaboração dos advogados. Esta cooperação somente se viabilizará se os profissionais estiverem preparados para trabalhar com as ferramentas colocadas à disposição pelo legislador. A aula do professor Vicente, que abriu o curso, trouxe uma formidável explanação acerca da evolução epistemológica do Processo Civil".

Data: 2017-07-24      Fonte: Jornal de Beltrão
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.