Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul trouxe ministro do Tribunal Superior do Trabalho

O Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior trouxe neste último final de semana, dias 1º e 2 de setembro, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), dr. Cláudio Mascarenhas Brandão, para ministrar aulas na Pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. O Ministro abordou a temática relativa aos Acidentes do Trabalho, transmitindo aos alunos seu amplo conhecimento teórico e prático. Ele alertou que os profissionais do Direito precisam estar bem preparados, pois somente assim terão condições de orientar de forma segura e adequada empregados e empregadores. A informação e o esclarecimento são indispensáveis para prevenir e evitar os acidentes de trabalho.
Salientou ainda outros pontos, com destaque para a segurança e medicina do trabalho, caracterização dos acidentes do trabalho típicos e atípicos e sua comunicação aos órgãos oficiais, dinâmica das perícias e responsabilidade civil.
A professora e Juíza do Trabalho, dra. Ilse Marcelina Bernardi Lora, coordenadora do curso, deu as boas vindas ao ministro e fez sua apresentação, enfatizando o alto nível do curso oferecido pela Instituição. "A presença do eminente professor reafirma o compromisso do Cesul de oferecer cursos de alta qualidade, com corpo docente comprovadamente especializado. O ministro Cláudio Mascarenhas Brandão tem reconhecida experiência na área. Além de magistrado, é autor de diversas obras. Esta aula será referência importante para a vida pessoal e profissional de todos."
O que foi anunciado comprovou-se na prática. Os pós-graduandos encantaram-se com a aula, conforme relata Iracema Miranda. "Foi excelente. A matéria foi muito bem explicada e ministrada por ele. Utilizou linguagem acessível, de fácil compreensão. Deixou os alunos bem à vontade para sanar todas as dúvidas que surgiam no desenrolar da aula. Fiquei deveras feliz e só tenho a agradecer ao Cesul por ter convidado este professor. Tenho certeza de que foi um presente para todos os alunos ter a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com a maravilhosa aula".
Opinião semelhante foi externada pela pós-graduanda Isadora Fernanda Scheuer. "Tivemos a honra de ter uma aula ministrada pelo doutor Cláudio Brandão, ministro do TST, que é um excelente profissional, muito estudioso e comprometido com os direitos humanos, um grande nome do Direito Trabalhista, com vasto conhecimento sobre o assunto. O tema abordado é de suma importância para os profissionais da área, tendo em vista os dados estatísticos preocupantes relativos a acidentes do trabalho no Brasil e na região. O trabalho também pode ser causa de doenças ocupacionais se não forem adotadas medidas preventivas. Ademais, como bem pontuou o professor, frequentemente trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho são prejudicados pela falta de informação do advogado, que, desconhecendo todos os direitos assegurados ao empregado nesta situação, não apresenta os pedidos adequados. Os advogados dos empregadores, por sua vez, se não estiverem adequadamente preparados, não serão capazes de elaborar defesa apropriada, gerando assim prejuízos econômicos para as empresas".

Data: 2017-09-11      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.