Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

15º Seminário de Direito Constitucional do Cesul homenageou o professor Luiz Fernando Coelho

Com uma boa participação dos acadêmicos de Direito, o Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - realizou dias 27 e 28 de outubro, no auditório da Instituição, a 15ª edição do Seminário de Direito Constitucional, sob a coordenação dos professores Marcos Augusto Maliska e Fábio da Silva Bozza. O tema deste ano foi "A Influência da Teoria Crítica na Teoria do Direito no Brasil", e teve como conferencista o professor Celso Luiz Ludwig, da Universidade Federal do Paraná. Nesta edição, o evento foi realizado em homenagem ao professor Luiz Fernando Coelho, docente do Cesul, jurista de renome nacional e internacional, um dos responsáveis pela tradição da Teoria Crítica do Direito no Brasil.
Na sexta-feira o evento iniciou às 19 horas, com a formação da mesa de honra e algumas homenagens ao professor Luiz Fernando. 
O professor Maliska resumiu um pouco a enriquecida história do professor e as dificuldades que enfrentou. "Devemos muito a ele. O professor Luiz lutou muito pelo Direito. É pioneiro em nosso País no que se refere à visão crítica do Direito. Tem uma produção bibliográfica muito interessante e várias obras são referência. É o responsável pela revista acadêmica do Cesul".  Após essa homenagem, o professor Celso Ludwig iniciou sua palestra. 
Em sua palestra, o professor Celso abordou os principais pontos que fundamentam a Teoria Crítica do Direito elaborada pelo professor Luiz Fernando Coelho, utilizando uma didática diferenciada ao tratar de temas extremamente complexos de forma acessível ao público. "O professor Luiz Fernando muito já contribuiu com seu conhecimento, pesquisas e, também, teorias, sempre buscando o novo. Mas, hoje, muitos se acomodam, não buscam esse diferencial que o professor Luiz buscava. Existe muito comodismo e conformismo. Preocupa-se muito com a remuneração que vai receber. Mas há trabalhadores de diversas áreas que estão alienados, distantes do que eles mesmos produzem, ficam apenas no ciclo vicioso. Buscar capacitar-se, realmente aprender, conhecer coisas novas, criar teorias e não apenas se apegar ao que já tem é essencial. Fica-se muito na colonização do saber e do poder. Tem-se a necessidade de descolonizar isso, criar seu próprio saber, sua própria teoria".
O evento continuou no sábado, às 9 horas, com Mesa Redonda. Participaram os professores Luiz Fernando Coelho, Celso Luiz Ludwig, Roseli Teresinha Michaloski Alves, Fábio da Silva Bozza e Marcos Augusto Maliska.

Avaliação positiva
Para o professor Fábio Bozza, o evento "atingiu seus objetivos, pois, a partir da conferência e da mesa redonda realizadas, reafirmou a importância de o estudante de Direito não apenas conhecer a técnica denominada dogmática jurídica, mas sim, e principalmente, colocar essa técnica jurídica sob constante avaliação crítica".
O professor Maliska também destacou o diferencial do seminário. "Trouxe uma pertinente discussão sobre a importância da teoria crítica para a teoria do direito no Brasil sob o especial enfoque do trabalho acadêmico do professor Luiz Fernando Coelho. Tratou-se de uma justa homenagem a um dos grandes juristas brasileiros, e temos a honra de tê-lo como colega no Cesul. O desenvolvimento da teoria crítica na segunda metade do século XX contribuiu muito para o desenvolvimento do direito no Brasil. O professor Celso Luiz Ludwig fez uma síntese da obra do professor Coelho, pontuando os principais aspectos de sua contribuição. Acredito que o evento tenha sido de grande valor para aqueles que o acompanharam, visto que o olhar crítico sobre os conceitos e práticas jurídicas é fundamental para a renovação do conhecimento jurídico e seu aprimoramento".

Data: 2017-11-01      Fonte: Jornal de Beltrão
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.