Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Cesul participa de intercâmbio no Paraguai

O Cesul - Centro Sulamericano de Ensino Superior - oferece diferenciais de ensino para que seus acadêmicos tenham acesso a diversos tipos de aprendizado, visando um conhecimento mais amplo em determinadas áreas. Desde 2015 o Cesul mantém contato sobre a possibilidade de convênio em intercâmbio. Foi firmado em outubro de 2016 com a UTIC - Universidade Tecnológica Intercontinental do Paraguai, na cidade de Ernandarias. O objetivo é envolver na Iniciação Científica e na Extensão professores e alunos. Em maio deste ano, alguns professores e acadêmicos daquela instituição estiveram no Cesul participando da Semana Acadêmica de Direito, apresentaram artigos e falaram um pouco da responsabilidade civil no Paraguai. 
Neste dia 8 de novembro, um grupo de 36 alunos e dois professores do Cesul devolveram a visita. O professor Luiz Carlos D'Agostini Júnior, coordenador do Emaj - Escritório Modelo de Assistência Jurídica -, palestrou sobre Prova Pericial no processo penal brasileiro. "Foi muito bom podermos visitá-los. Esse intercâmbio proporciona troca de conhecimentos e aprendizado. Também tivemos seis acadêmicos que apresentaram artigos lá, sendo que dois apresentaram em espanhol. E para eles isso é muito importante, pois, além do estudo, podem perceber a diferença de realidade e da estrutura das faculdades da nossa região com as de lá. E para mim foi uma oportunidade única poder palestrar em outro País, outra cultura, falar do Brasil, isso é gratificante. Mas também foi bom observar as semelhanças nas legislações, os muitos pontos parecidos. E a visita técnica traz integração entre os nossos acadêmicos, pois foram alunos de todos os períodos."
Os acadêmicos ficaram empolgados em conhecer outra realidade e legislação, felizes em poder apresentar suas investigações desenvolvidas junto ao NPIC. "Foi uma experiência ótima, com certeza agregou muito conhecimento em vários aspectos, tanto no desenvolvimento pessoal como no profissional. Espero que durante meu curso eu consiga aproveitar todas as oportunidades que o Cesul oferece, para que assim me torne uma grande profissional na área em que escolher atuar", comentou a acadêmica Amanda Rocha Kriger, do 2º período de Direito do Cesul, ela apresentou em espanhol sua pesquisa sobre a perícia criminal nos casos de homicídio.
A acadêmica Anne Moura, do 10º período, também aprovou o intercâmbio. "Nossa, foi muito legal. Uma oportunidade única e incrível de apresentar os artigos que criamos na faculdade através do aprofundamento do estudo sobre perícias criminais. Além de que, fomos muito bem recebidos e os nossos trabalhos foram muito elogiados."
A Faculdade de Direito Francisco Beltrão ficou muito honrada com a acolhida pela equipe diretiva e pelos acadêmicos da UTIC. Professora Salete, coordenadora do NPIC, destacou: "Já estamos planejando novas atividades em conjunto com professores e alunos como forma de estreitamento dos laços do intercâmbio e do processo de internacionalização". 

Data: 2017-11-17      Fonte:
Voltar

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

Cursos e Eventos Vestibular

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.