Cesul
Faculdade de Direito Francisco Beltrão

Nivelamento

Nivelamento

DEFINIÇÃO
 

O acadêmico, ao ingressar no Ensino Superior, traz consigo as deficiências de sua formação recebida na Educação Básica e Média o que causa queixas constantes dos docentes no Ensino Superior quanto às falhas de formação e as dificuldades apresentadas pelos estudantes, em especial no início de sua vida acadêmica.

O Programa de Nivelamento é um dos programas mantidos pela Faculdade de Direito Francisco Beltrão, que visa apoio aos discentes e oportuniza ao estudante da Instituição o acesso ao conhecimento básico em leitura, escrita, interpretação, produção de texto, raciocínio lógico jurídico, resolução de questões de provas da OAB e concursos.  O objetivo principal do referido programa é propiciar aos estudantes da IES revisão de conteúdo por meio de atividades que facilitem a apropriação de conhecimentos esquecidos ou não aprendidos.

A maioria dos estudantes apresenta dificuldades na organização de ideias ao escrever, bem como erros gramaticais e ortográficos e dificuldades no raciocínio lógico, dentre outros. Tais fatos fazem com que o resultado na aprendizagem não seja o esperado e resulta na evasão do estudante no ensino superior.

A Faculdade de Direito Francisco Beltrão, para amenizar os impactos, instituiu o Programa de Nivelamento como procedimento de apoio ao estudo e atividade pedagógica relevante na formação do sujeito. Objetiva-se, com esse programa, superar as lacunas trazidas pelo estudante dos níveis escolares anteriores. Ainda, pretende-se oportunizar aos estudantes, em especial aos ingressantes, a revisão de saberes básicos fundamentais para o melhor aproveitamento do curso e desenvolvimento intelectual.

 

OBJETIVOS

 

1 Estimular o acadêmico a perceber a relevância de revisar os conteúdos estudados no Ensino Médio, com o intuito de obter maior aproveitamento no curso superior;

2 Oportunizar aos estudantes a revisão dos conteúdos através de aulas ou projetos de extensão que possam auxiliar no processo de formação;

3) Rever conteúdos importantes para o entendimento e acompanhamento das disciplinas do curso.

 

METODOLOGIA

No início do semestre letivo a coordenação do programa abre as inscrições para o Nivelamento em Língua Portuguesa, destinado a todos os acadêmicos da Instituição, em especial para os estudantes ingressantes no curso.

O aluno é estimulado a frequentar as aulas em razão da relevância da atividade no processo de formação. A Instituição oferece as aulas sem custo extra aos alunos e estimula a participação de todos através da certificação. Cada Curso tem duração de 20 horas no primeiro semestre e 20 horas no segundo semestre.

As aulas são ministradas por professor/a contratado/a para tal finalidade com formação específica na área. 

Voltar

Documentos

Programas e Financiamentos

Fec Prouni Fies

Conecte-se

@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.

Contate-nos

Ouvidoria


Conecte-se


@DireitoCesul

CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior
® Todos os direitos reservados 2015 - 2016.