Cesul

Imprensa Notícias

Estudantes de Administração criam empresa de chocolates

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Acadêmicos de Administração durante a produção.

Desde que o Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior – iniciou o curso de Administração tem seguido a proposta de oferecer uma formação diferenciada, intercalando teoria com várias situações práticas e experiências que podem fazer a diferença para o desenvolvimento profissional de cada acadêmico.
Embasados nessa ideia, os alunos do primeiro período, através da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Marco Aurelio Scartezini Soares de Meirelles, foram desafiados a montar uma empresa utilizando o método Canvas – uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Os alunos optaram pela criação de uma empresa de chocolates. Na sequência a professora Carla Lavorati, da disciplina de Língua Portuguesa, iniciou com eles a produção dos textos de divulgação, bem como a elaboração de logo, slogan e textos institucionais, promovendo, assim, a interdisciplinaridade curricular.
O professor Marco Aurélio destaca a importância de tais atividades, além do cotidiano didático. “Foi lançado o desafio para os alunos e, juntos, decidimos criar uma empresa para fazer os ovos de chocolate. No início era para ajudá-los na compra dos moletons do curso. Mas conversamos novamente e foi optado em transformar em uma causa social. Para cada chocolate vendido, será feito um chocolate para uma criança carente, e a entrega será na semana da Páscoa. Na aula dividimos os grupos e formamos os setores da empresa. Os alunos compraram a ideia, estão se dedicando bastante. Mais de 100 ovos já foram vendidos. Essa prática torna-se muito importante para o futuro profissional dos acadêmicos.
A professora Carla comenta sobre a dedicação dos alunos e também a preocupação em aproveitar a data comemorativa para realizar um trabalho social. “Durante a elaboração da missão, valores e objetivos da empresa, decidiu-se reverter os lucros para uma campanha social destinada a atender crianças carentes. A instituição beneficiada ainda será escolhida, estamos apenas esperando contabilizar as vendas para conseguir direcionar adequadamente as doações. Ainda é preciso ressaltar a importância da interdisciplinaridade, pois o trabalho privilegiou o diálogo entre as disciplinas, incentivando a comunicação entre diferentes saberes, evitando, assim, o isolamento do conhecimento. Outro ponto relevante é o contato dos alunos com a comunidade, que vai ocorrer a partir da ação social. Portanto, é um trabalho que alia teoria e prática que, desse modo, contempla também a transdisciplinaridade”.

Mão na massa
Toda a turma do primeiro período se envolveu em diferentes setores, desde planejamento, setor financeiro, divulgação até confecção e comercialização dos chocolates. E descrevem o quanto está sendo importante. “Primeiramente não tenho palavras para descrever a gratidão que é ajudar crianças carentes, através da doação que faremos. Graças a toda a dedicação da sala isso será possível. E atuar na empresa está sendo muito bom. Meu papel é na parte do marketing, pois trabalho nessa função há quatro anos. O pessoal abraçou a ideia e se empenhou no projeto. A equipe de produção dos ovos de chocolate está de parabéns”, frisou o acadêmico Marcelo Buratto.
Anderson Lopes ficou responsável pelo financeiro da fábrica. “Está sendo uma experiência maravilhosa. E, além de poder aprender na prática o trabalho em uma empresa, nossa maior motivação para que o projeto saísse do papel é a doação que faremos às crianças”. Sentimento de gratidão também do Júlio Cesar Gonçalves, da equipe de produção. “Agradeço ao Cesul pela oportunidade de fazer parte desse projeto muito importante e que desperta em nós a reflexão e a oportunidade de ajudar instituições que realmente precisam”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR