Cesul

Imprensa Notícias

19ª Semana Acadêmica de Direito do Cesul foi um sucesso

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Nesta semana, dias 21, 22 e 23, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizou a 19ª edição da Semana Acadêmica de Direito, abordando o tema: Conciliação, Mediação e Arbitragem. Também foi realizado o Canta Direito, momento que os alunos apresentaram paródias relacionadas ao Direito. Nos três dias de evento o Auditório da instituição recebeu um excelente público formado por alunos, professores e profissionais ligados ao Direito.
A professora Roseli Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito do Cesul, comemorou o sucesso da semana. “Foi muito bom. Atingiu plenamente seus objetivos. Acadêmicos e professores elogiaram as temáticas desenvolvidas. Destacaram-se, também, as apresentações do Canta Direito, com ótimas paródias feitas pelos acadêmicos”. Dr. Arni Hall, diretor do Cesul, enfatizou que ações assim condizem com o foco da instituição. “O Cesul sempre se preocupou em proporcionar eventos desse nível e apresentar todas as temáticas de discussão visando que nossos acadêmicos estejam preparados para as diversas áreas de atuação. E a participação, mais uma vez, foi fantástica”.
Vários foram os tópicos trabalhados nesses dias, com profissionais de alto gabarito e conhecimento prático. Dr. Alexandre Augusto Loper falou sobre Plea Bargain no Processo Penal Brasileiro. O dr. Aristides de Athayde Bisneto abordou sobre Conflitos Ambientais: A importância dos Mecanismos Alternativos na Resolução de Conflitos. E dr. Felipe Lorenci Woiciechowski explanou sobre Arbitragem – Panorama Geral e (Im)Parcialidade na Arbitragem.
O professor Gilberto Marques da Silva Azevedo coordenou o evento e destacou que “tamanha é a importância do tema arbitragem na atualidade, que passará a ser matéria obrigatória na grade curricular dos cursos de direito, motivo pelo qual foi destinado um dia todo para o aprofundamento do assunto. Salientou, ainda, que a semana cumpriu com a função de demonstrar que a mediação e conciliação não estão presentes apenas no direito de família, trabalho e civil, mas também nas áreas ambiental e penal, tendo recebido um feedback satisfatório dos alunos no que atine aos temas abordados na semana acadêmica, razões pelas quais avaliou de forma muito positiva o evento”.

Boa participação
Os acadêmicos participaram atentamente e aprovaram a semana, destacando a importância do assunto debatido. “O tema surpreendeu a todos, com assuntos muito pertinentes para nós, visto que Conciliação, Mediação e Arbitragem são institutos novos. São métodos de resolução de conflitos cada vez mais procurados pelas partes. Eles são muito aplicados no cotidiano. Ainda, os métodos visam diminuir os conflitos no poder judiciário e o grande objetivo é que as partes resolvam os seus problemas através da justiça privada, como e o caso da Arbitragem com mais agilidade e dessa decisão não há possibilidade de recurso. O Cesul está de parabéns. Fomos agraciados com um excelente tema”, comentou Elizângela da Silva, acadêmica 9º período noturno.
Com avaliação semelhante, o acadêmico Agnaldo F. de Oliveira, também do 9º período acrescenta: “Sempre é importante conhecer outras formas de resolver conflitos, pois o judiciário está com uma demanda muito grande e o tempo que se espera para ter a solução desse conflito no judiciário pode se prolongar por muitos anos. Na mediação ou na arbitragem isso pode ser resolvido num tempo razoavelmente curto, com árbitros mais especializados nos assuntos que estão sendo discutidos na ação. Dessa forma, os processos seriam resolvidos de forma mais rápida e satisfatória para as partes. Bem importante esse tema, pois tende a ser uma tendência para o futuro da profissão de advogado, já que o mercado está bastante saturado. Isso porque um profissional que está capacitado a resolver o conflito de forma mais rápida, sem ir para o judiciário, será bem valorizado”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR