Cesul

Imprensa Notícias

22ª Semana Acadêmica de Direito do Cesul foi multidisciplinar

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em
Vários temas ligados ao Direito foram debatidos em oficinas e palestras.
Palestra do dr. Vitorio Alves da Silva Júnior, promotor de Justiça e Pato Branco; e dr. Eduardo Ecker, diretor da Apac de Pato Branco.

Entre os dias 8 a 10 de junho, o Cesul realizou a 22ª edição da Semana Acadêmica Multidisciplinar de Direito, com oficinas e palestras de vários assuntos ligados ao curso, com excelente participação dos alunos, além de palestrantes com enorme conhecimento técnico. No encerramento, como já é tradicional, aconteceram as apresentações de paródias feitas pelos acadêmicos, com letras ligadas ao conteúdo jurídico estudado em sala de aula.

No primeiro dia, pela manhã, teve oficinas sobre o sistema prisional, com a participação do diretor da Penitenciária de Francisco Beltrão, Antônio Marcos de Andrade, e do policial civil Modoaldo de Oliveira. À noite, teve palestra por meio do YouTube, assistida pelos alunos num telão instalado no auditório, ministrada pela dra. Graziele Cabral Braga de Lima, juíza da Vara do Trabalho, de Colíder (MT), que falou sobre Legal Design, Visual Law e Metaverso.

No segundo dia, as oficinas foram sobre Assédio Moral e Sexual, Trabalho Análogo à Escravidão e Trabalho Infantil. A palestra do segundo dia foi ministrada pelo dr. Eduardo Ressetti Marques Viana, juiz substituto da Vara de Família e Execuções Penais, de Francisco Beltrão, que trabalhou o tema Violência contra as Mulheres. No terceiro dia, as oficinas foram sobre A convenção para eliminação de todas as formas de discriminação racial e, também, Inteligência Artificial: Direito 5.0. A palestra foi ministrada pelo dr. Vitorio Alves da Silva Júnior, promotor de Justiça da Comarca de Pato Branco, e pelo dr. Eduardo Ecker, diretor da Apac de Pato Branco, e o tema escolhido foi sobre a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado e a Execução da Pena.

O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, coordenador do curso de Direito, avaliou positivamente o evento.

“Foi uma ótima semana na qual tivemos muito conteúdo e oficinas, com professores da casa e alguns palestrantes de fora. Foram assuntos abrangentes que ajudarão os nossos alunos, como o Direito 5.0, Violência Doméstica, Metaverso, entre outros que foram muito bem explicados. Os alunos gostaram, tivemos uma boa participação com uma média de 300 alunos assistindo às palestras. Foi o retorno da semana acadêmica toda presencial e foi muito positivo.”

Ótima participação

Em todas as noites da Semana Acadêmica o auditório da instituição recebeu um bom número de alunos, que aprovaram os temas. “Achei interessante a questão do Metaverso e como isso pode envolver a questão jurídica. Achei bem futurístico o tema da violência contra mulher, sendo bem relatado pelo dr. Eduardo, que trouxe vários índices. O que mais me chamou a atenção foi a parte da Apac e o sistema prisional de Francisco Beltrão, pois aprendi muito”, enfatizou Giovanna Fernandes D’Agostini, do 5º período.

Elogios também foram feitos pelo acadêmico Álvaro Cezar Piotrovski, do 5º período. “Foi algo que movimentou a capacidade intelectual de quem assistiu. Fez com que pudéssemos voltar para casa com questionamento sobre os assuntos palestrados e compulsar um interesse prático para aprofundar o domínio sobre tais temáticas. É imperioso externar os agradecimentos e parabéns aos juristas palestrantes, que cederam seu tempo para compartilhar a sua experiência, pois é extremamente relevante saber que temos grandes nomes que objetivam aplicar o desenvolvimento tecnológico na área jurídica, como garantir a constância dos direitos humanos dentro do sistema penal.”

Aprovação semelhante foi feita pela acadêmica Thalia Alabora Ferranti, do 7º período. “Agrega muito para os acadêmicos, é uma experiência única a cada ano. Somos colocados frente a frente com a realidade do que estamos vivendo no momento. Pudemos ver um pouquinho sobre o famoso Metaverso, utilizado pelo poder judiciário em alguns estados. A palestra com o dr. Eduardo Ressetti nos fez refletir e nos questionar sobre a realidade das mulheres. E a conversa sobre a Apac muito esclarecedora. O momento interativo de paródias, no final, faz toda a diferença, sendo uma forma divertida de aprender.”

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR