O evento foi em parceria com o Rotary Club de Francisco Beltrão Urio Park.
Dia 24 deste mês, o Rotary Club de Francisco Beltrão Urio Park promoveu 1º Circuito Cidadania Pessoas em Ação, através do Rotary Day, destinada à população do Bairro Padre Ulrico e áreas adjacentes. O evento reuniu voluntários para prestar diversos serviços de saúde, educação, assistência jurídica, assistência social, cultura, lazer, esportes, estética e meio ambiente, reafirmando o compromisso da organização com a comunidade e inspirando as pessoas à ação de voluntariado.
O Cesul foi um dos grandes parceiros e incentivadores. Além de contribuir financeiramente, a instituição participou com projetos de extensão que envolveram quase 100 acadêmicos, coordenadores, professores e colaboradores, durante 8 horas de evento, com participação dos cursos de Direito e Análises e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
O Cesul esteve presente nos seguintes QGs: – Justiça: com orientações jurídicas e distribuição de cartilhas sobre temas como Direito da Família, Direito do Consumidor, Direitos Trabalhistas, Direitos dos Idosos, Criança e Adolescente, além de abordar questões como bullying e igualdade social.
– Cidadania: trabalhou-se temas relacionados à cidadania digital, fraudes virtuais, óculos virtual e impressora 3D.
– Meio ambiente: onde foram distribuídas mudas frutíferas, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
– Kids: Houve monitoria em brinquedos infláveis, distribuição de balões e algodão-doce, além de passeios de trenzinho pelo lago.
– Atividade física: acadêmicos monitoraram jogos e atividades no circuito de esportes, incentivando a prática de exercícios físicos. Foram realizados quase 1.500 atendimentos, com a colaboração de 280 voluntários, diversas empresas, instituições de ensino superior e entidades de serviços sociais autônomos.
Este evento marcou o início de uma ação contínua, inspirando cada vez mais pessoas a se engajarem no voluntariado e a fortalecerem o espírito de solidariedade na comunidade.
O professor Lucas Bernardon, coordenador do curso de ADS, destacou algumas das ações feitas pelo curso. “Os alunos tiraram dúvidas sobre cidadania digital, cuidados na internet, golpes digitais, dúvidas com aplicativos, senhas de bancos, aplicativos do governo, cyber segurança, além das novidades de tecnologias que foram levadas, como os óculos de realidade virtual, impressora 3D, peças impressas nela, kits robóticos, coisas que geralmente não são acessíveis à população em geral. Foi um dia diferente para a população”.
Alunos engajados
Para os acadêmicos, foi gratificante poder passar o seu conhecimento.
“Foi um evento essencial e se tornou mais especial por participarmos pelo Cesul. Foi ótimo, imensurável. Cada sorriso e cada gesto de gratidão dos visitantes, mostram a importância e a grandeza deste projeto. Torço para que seja apenas o início de muitos outros, continuando a distribuir alegria para todas as crianças e cidadãos da nossa cidade.”, comentou Vitória Picolotto Pezzini, acadêmica do 8º período de Direito.
Sentimento semelhando ao acadêmico Gabriel Henrique Antonelli Lanzarini, do 6º período de ADS. “Orientamos sobre como identificar e evitar fraudes na internet, oferecendo dicas práticas de segurança e dis-tribuímos flyers com um QR code que permitia aos participantes tirar dúvidas com os alunos sobre qualquer questão relacionada à segurança digital. Foi extremamente gratificante, pois tivemos a oportunidade de sensibilizar as pessoas sobre os riscos que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano digital”.