O tema trabalhado foi: O desafio de mudar a nós mesmos.
Dias 27 e 28 de agosto o Cesul realizou a 1ª Semana Acadêmica do Curso de Psicologia, que teve como tema: O desafio de mudar a nós mesmos. O evento, organizado pelo professor Régis Maliszewski, coordenador do curso, foi realizado em formato de mesas redondas, onde rendeu ótimas conversas entre os profissionais da área e acadêmicos, oferecendo uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre temas fundamentais da psicologia. A programação foi toda conduzida por psicólogas e permitiu aos estudantes construir uma base sólida para sua formação acadêmica e profissional.
A abertura tratou sobre Psicologia Antirracista: Perspectivas Terapêuticas, onde Gabriella Donin apresentou sua pesquisa sobre a psicoterapia antirracista, explorando como a visão de uma mulher negra pode influenciar as práticas terapêuticas. Em seguida falou-se sobre Psicoterapia e Formação Profissional: Reflexões Éticas, tratando a importância da psicoterapia para os futuros psicólogos. Os debates foram conduzidos pela Gabriela Dinalo e Angela Urio, que compartilharam suas experiências e reflexões sobre o papel da psicoterapia na formação profissional.
No segundo dia trabalhou-se sobre Abordagens em Psicologia: Diálogos Necessários, cujo objetivo foi abordar as diferenças entre as diversas perspectivas teóricas e a necessidade de diálogo entre elas. As participantes Mariana Gudino e Lavínia Potulski falaram como evitar disputas entre perspectivas e fomentar uma prática mais integrada e colaborativa.
Para encerrar, o tema foi Psicologia Hoje: Desafios em Atuações, com informações sobre os desafios contemporâneos na prática psicológica. Karina Vantini compartilhou sua experiência no atendimento às mulheres em situação de violência no serviço público. Ana Beatriz Melo apresentou sua vivência profissional e a pesquisa desenvolvida no mestrado, destacando como a integração da pesquisa acadêmica com a prática clínica pode enriquecer a atuação profissional.
Ótima participação
O evento contou com a expressiva participação da primeira turma de psicologia, que avalia positivamente o evento. “Foi uma oportunidade de debater tópicos tão importantes e necessários, no exemplo das reflexões éticas e a psicologia antirracista, abre um espaço para questionamentos. Em uma mesa redonda nos mostra a realidade da profissão nos dias atuais e reafirmam a importância da psicologia na saúde mental da população. É dessa forma que se criam bons profissionais.”, comentou Eduardo Siqueira da Silva.
Reconhecimento feito também pela acadêmica Maria Cristina Mantovani. “Adorei as palestras. Nosso coordenador teve o cuidado de trazer temas que correspondessem com o ano em que estamos no curso, para que pudéssemos absorver ao máximo. Foram assuntos edificantes, tanto para nossa formação profissional quanto pessoal. Estaremos sempre em busca de conhecimento e respeito com as formas de pensar diferentes.”