
Foto: Fábio Girardi
No dia 7 de setembro, um pelotão formado por cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores, representou o Cesul no Desfile Cívico de Francisco Beltrão, realizado na Rua Tenente Camargo. Participaram acadêmicos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Direito, Estética e Cosmética, Marketing e Psicologia. Além da divulgação dos cursos, foram apresentadas a campanha do vestibular 2026 e a Atlética do curso de Direito – o Urso.
A diretora do Cesul, Daniela Urio Mujahed, destacou a importância da participação: “O desfile é uma oportunidade para expressarmos nosso amor pela pátria e o orgulho de sermos brasileiros, reforçando valores que nos unem como nação. Para o Cesul, participar é reafirmar o compromisso da educação com a formação integral do cidadão, mostrando como as instituições de ensino contribuem para o desenvolvimento do país. Essa presença também fortalece a integração entre nossa instituição e a comunidade, criando laços de respeito, responsabilidade social e pertencimento.”
Os acadêmicos também destacaram o peso dessa representação. Vitor Gabriel dos Santos Conte, do 4º período de ADS, relatou: “Foi muito gratificante representar a instituição no 7 de setembro, um momento de respeito à independência de nosso país. Tenho orgulho em honrar nossa bandeira e prestigiar essa data tão significativa.”
Cauê Augusto Rotta Pereira, do 10º período de Direito, viveu a experiência de representar a atlética como o Urso: “É o meu segundo desfile de 7 de setembro pelo Cesul e pela Atlética de Direito do Urso. Ano passado, devido ao calor, não utilizamos a fantasia. Este ano, tive a honra de vestir a cabeça do urso. Foi muito gratificante desfilar pela pátria e acenar para as crianças, que apontavam e gritavam: ‘Olha o urso ali!’.” Encerrando, a diretora Daniela reforçou a relevância da data: “Vai muito além da celebração cívica. Representa a oportunidade de promovermos o civismo e fortalecermos a identidade nacional, ao mesmo tempo em que estimulamos a reflexão sobre a nossa história, o futuro do Brasil e o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade melhor.”