O tema desta edição foi “Contextos do psicólogo contemporâneo”.

Nesta semana, dias 4 e 5, o Cesul realizou a 2ª edição da Semana Acadêmica de Psicologia, a qual tratou sobre “Contextos do psicólogo contemporâneo”. Na quinta-feira, após a abertura, alguns alunos do curso fizeram uma breve apresentação cultural. Na sequência, Érico Peres, psicólogo e psicanalista, falou sobre “A psicologia em tempos caóticos – a escuta em meio aos ruídos”. Na sexta-feira, as psicólogas Maria Regina Tusky, Jaqueline Fieira e Jaini Blasius apresentaram uma mesa-redonda sobre “Práticas e saberes atuais do psicólogo”.
O professor e psicólogo Robson de Oliveira ajudou na organização do evento. “A Semana Acadêmica reforça a importância da formação contínua e do aprendizado que vai além da sala de aula. É nesses encontros que temos a chance de trocar experiências com colegas, conhecer diferentes perspectivas teóricas e práticas, além de refletir sobre os desafios da nossa atuação. Esse movimento constante de atualização e diálogo é essencial para que possamos oferecer um cuidado mais ético, sensível e fundamentado, fortalecendo tanto a nossa prática profissional quanto o compromisso com a sociedade.”
Para a professora Cláudia Maio, coordenadora do curso de Psicologia, eventos assim apresentam outras possibilidades aos acadêmicos. “Hoje a atuação do psicólogo não fica restrita aos consultórios. Estamos presentes na saúde, na assistência social, no sistema de justiça, nas escolas, empresas e na comunidade. Por isso, o objetivo foi trazer profissionais de diferentes formações e atuações, possibilitando aos alunos o conhecimento e a reflexão sobre as práticas do profissional, que devem priorizar a ética do cuidado e o compromisso com as demandas da sociedade.”
Elogios
Foi boa a participação dos acadêmicos, que aprovaram o cronograma. “Foi muito bom. A programação mostrou a amplitude da Psicologia ao trazer profissionais de áreas distintas, ampliando nossa visão de futuro e fortalecendo a formação acadêmica. Acho fundamental que o Cesul promova esses encontros, pois aproximam teoria e prática e dão espaço para discutir temas que vão além da sala de aula. E o cuidado em cada detalhe da organização, desde a escolha dos palestrantes até a forma como fomos acolhidos. Esse olhar atencioso tornou o evento leve, participativo e estimulante, criando um ambiente de integração e crescimento”, destacou a acadêmica Michelly Zilli, do 4º período.
Reconhecimento reforçado pela acadêmica Jaqueline de Medeiros Miguel, do 2º período. “Eventos assim são importantes para termos esse contato com profissionais experientes, de diversas áreas. Assim, não nos limitamos apenas ao conhecimento nos passado em sala de aula. Isso fortalece o aprendizado e motiva o nosso futuro profissional. A Semana foi uma experiência enriquecedora. O Érico trouxe reflexões sobre a Psicologia e a atuação dela para a nossa formação. São momentos que enriquecem e ampliam o nosso olhar.”
