Cesul

Imprensa Notícias

Acadêmicos de Administração do Cesul fazem doação para a Casa Abrigo

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

As crianças e adolescentes ganharam calçados novos e produtos de higiene pessoal que foram comprados através do lucro obtido com a venda de chocolates, a partir de empresa criada pelos próprios alunos.

Alguns acadêmicos e integrantes da Casa Abrigo durante a entrega dos alimentos doados pelos acadêmicos do Cesul.

Alguns acadêmicos e integrantes da Casa Abrigo durante a entrega dos alimentos doados pelos acadêmicos do Cesul.

Os alunos do primeiro período do curso de Administração do Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizaram, em abril, um trabalho prático, no qual montaram uma empresa utilizando o método Canvas, que é uma ferramenta empresarial estratégica que auxilia empreendedores a elaborarem modelos eficientes de negócios. Foi através da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Marco Aurélio, que os alunos optaram pela criação de uma empresa de chocolates: a Baguua. Eles contaram também com o auxílio da professora Carla Lavorati, da disciplina de Língua Portuguesa, que orientou a produção dos textos de divulgação, juntamente com a elaboração de logo, slogan e textos institucionais. Toda a turma se envolveu em diferentes setores, desde o planejamento, financeiro, divulgação, até a confecção e comercialização dos chocolates.
A venda dos chocolates foi um sucesso e todo o lucro foi destinado à compra de produtos de higiene e calçados, que foram doados à Casa Abrigo Anjo Gabriel, em Francisco Beltrão. Além de aprenderem na prática o conteúdo teórico, foi possível proporcionar ajuda à algumas crianças, conforme salienta a professora Carla. “Buscamos propor aos alunos um projeto interdisciplinar que promovesse o diálogo entre os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, fizemos questão de estimular a transversalidade a partir do desenvolvimento da ação social em prol da Casa Abrigo. O objetivo é que nossos alunos aprendem tanto na teoria como na prática, sem esquecer o lado humano e o papel importante do ensino superior na construção de uma sociedade melhor. Assim, os produtos comprados com o lucro da venda dos chocolates foram indicados pela própria coordenadora da instituição, que forneceu uma lista com indicações dos itens que as crianças e adolescentes mais precisavam”.

Trabalho social
Além de poder colocar em prática todo o conhecimento obtido em sala de aula, os acadêmicos gostaram de ajudar com as doações. “O projeto certamente valeu muito a pena, pois contribuiu com o nosso aprendizado por meio de experiências práticas, o que é muito importante na vida acadêmica. Além disso, enriqueceu o coração de quem participou da campanha, pois apostamos em valorizar o lado humano em detrimento dos lucros individuais. Acredito que assim todos saem ganhando. Nós, enquanto estudantes e futuros profissionais e a comunidade local que foi beneficiada com as doações”, frisou a aluna Kleidiane Casamali.
A acadêmica Amanda Rosset descreve como especial poder ajudar através do trabalho acadêmico. “Foi algo muito gratificante. Muitas vezes nos preocupamos só conosco e acabamos esquecendo de outras pessoas que precisam mais do que nós. Apesar de aprendermos muito com a prática de montar uma empresa, produzindo e vendendo os ovos, saber que além disso conseguimos arrecadar um valor significativo para ajudar crianças e adolescentes, foi muito bom”.
Anasmi Negri, coordenadora da Casa Abrigo Anjo Gabriel, destaca o quanto ações assim são especiais. “Somos uma entidade mantida pela Prefeitura de Francisco Beltrão. Mas sempre recebemos doação da sociedade. Para nós é muito bem vinda, pois temos uma rotatividade grande de crianças e adolescentes e ficamos muito felizes quando nossas crianças são lembradas. Hoje temos 14 abrigados, sendo sete crianças e sete adolescentes. Toda criança adora receber um brinquedo novo, um chocolate, uma roupa nova. Eles ficaram muito felizes ao receberem os calçados novos doados pelo pessoal do Cesul, junto com os chocolates. Foi maravilhoso. Realmente muito obrigado. Estou há dois anos à frente da Casa abrigo e essa foi a primeira vez que nossas crianças receberam uma doação de calçados novos, dentro da caixa, com o seu número certo. Foi fantástico. Parabéns pela iniciativa”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR