Cesul

Imprensa Notícias

Acadêmicos de Administração do Cesul visitam o Jornal de Beltrão

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

A visita técnica foi realizada pelos alunos do 4º período.

A turma durante à visita, ao parque gráfico do jornal.

A turma durante à visita, ao parque gráfico do jornal.

Desde a fundação, o curso de Administração do Cesul tem se destacado pelos seus diferenciais. Um deles é proporcionar aos seus acadêmicos atividades que aliem o conhecimento teórico com a vivência prática. Neste contexto, as visitas técnicas, realizadas em diversas empresas e entidades, são uma das formas de dar efetividade a este aspecto tão importante na educação.
Nesta semana, os acadêmicos do 4º período, acompanhados do professor Romeu Carletto, visitaram a sede da Editora Jornal de Beltrão S/A, onde foram recepcionados pelo presidente Ivo Antônio Pegoraro, e puderam conhecer a redação, o museu e o parque gráfico do jornal. Também tiveram a oportunidade de conversar com alguns jornalistas e tirar algumas dúvidas sobre a edição diária e a forma de trabalho. Ivo também contou um pouco da sua história como jornalista e um breve resumo da história do jornal.
O professor Romeu destaca a importância destas ações. “A visita técnica é um excelente recurso metodológico complementar no processo de ensino e aprendizagem que permite a verificação e a observação ‘in loco’ de alguns conceitos vivenciados em sala de aula. A programação de visitas como esta que realizamos no Jornal de Beltrão cria uma expectativa motivadora nos acadêmicos que certamente resulta em uma melhor compreensão da realidade e que acaba contribuindo decisivamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos”.
Os acadêmicos observaram cada detalhe e avaliam positivamente a visita. “Nós só temos a agradecer o carinho e a recepção do presidente Ivo Pegoraro, toda a educação e simpatia que teve com todos. O que me chamou mais a atenção foi o museu que ainda está sendo montado, e que, com os equipamentos e imagens que já estão arquivadas, nos fazem viajar ao passado, na história do começo do jornal até a atualidade”, comentou Victor Araújo.
Carlos Alexandre Albertoni já visitou o jornal há muitos anos e percebeu as mudanças. “Pude perceber que mesmo na era digital ainda existem pessoas que não abrem mão do jornal impresso, que gostam de receber o jornal em sua casa ou trabalho e tiram um tempo para leitura. Já havia visitado o jornal há alguns anos, quando estava no ensino fundamental. É impressionante ver como as coisas mudaram, as máquinas de impressão, a forma como o jornal está se adequando à era digital e a forma de fazer notícia se mantendo a mesma, com profissionais interessados em levar a melhor informação, da forma mais ágil e rápida para o público, trazendo também algumas caraterísticas da nossa região. Como disse o Sr. Ivo, ‘o jornal é o espelho da comunidade’”.

Pesquisa
A visita aconteceu como uma atividade da disciplina de Pesquisa em Administração, ministrada pelo professor Romeu. “Esta disciplina objetiva primordialmente apresentar aos acadêmicos o universo da pesquisa científica bem como despertar neles o senso de investigação. O conteúdo programático prevê também o estudo de alguns gêneros textuais presentes no universo científico, como a Monografia, o Artigo Científico, o Resumo, o Resumo Expandido e o Relato de Experiência, que é o gênero que será produzido pelos acadêmicos com as informações coletadas na visita”, finaliza o professor.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR