Seja bem-vindo.
Escolha uma das opções abaixo.

Cesul

Imprensa Sem categoria

Cesul constrói moderno laboratório de robótica e prototipagem 3D

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

O intuito é oferecer inovação voltada às áreas de robótica, de automação e de impressão 3D para Beltrão e o Sudoeste do Paraná.

Os professores Douglas Balduíno Pereira, João Alexandre Bonin de Mello, Lucas Bernardon e Robson de Faria Silva mostram alguns equipamentos do laboratório.

O Cesul está lançando uma grande novidade para Francisco Beltrão e para a região. É um moderno laboratório de robótica e de impressão 3D, que atenderá os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), de Administração e de Marketing, além de proporcionar à sociedade o acesso à robótica de forma didática e funcional, por meio de cursos de extensão, em parceria com diversas escolas e entidades.

Este projeto será conduzido pelos professores Lucas Bernardon, mestre em Robótica, João Alexandre Bonin de Mello, mestre em Engenharia de Produção e coordenador do curso de ADS, Robson de Faria Silva, doutor em Administração e coordenador do curso de Administração, e Douglas Balduíno Pereira, mestre em Economia. A experiência do corpo docente permite ao curso uma série de conhecimentos agregados, que abrange desde a administração de empresas, marketing, desenvolvimento de projetos e sistemas robóticos e de automação, além da gestão de negócios.

O professor Lucas destaca que o laboratório é uma grande inovação. “Ele surgiu com o intuito de proporcionar o acesso à inovação voltada à robótica, automação e impressão 3D. O grande diferencial são as bancadas funcionais compostas por kit’s robóticos, além da impressora 3D, componentes estes, da mais alta tecnologia e qualidade no segmento. O aluno será capaz de desenvolver mini robôs com as mais diversas funções e criar componentes e produtos a partir de uma prototipagem em 3D.”

Para o professor João Alexandre, o laboratório facilitará o aprendizado dos alunos, numa área que crescerá cada vez mais. “Tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento de aplicações que necessitem da interação entre aplicativos e dispositivos robóticos. Uma área que tende a crescer muito no futuro é a integração entre aplicativos móveis, robótica e internet das coisas. Podemos ter, por exemplo, drones fazendo vistorias em propriedades rurais e utilizando inteligência artificial para detectar doenças na plantação. E a impressão em 3D ajudará na construção de peças para o laboratório de robótica. Pode ser utilizada também pelo curso de Administração na construção de protótipos de produtos.”

O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão empreendedora e inovadora utilizando técnicas de robóticas disponíveis no laboratório a ser implantado, estimulando o interesse em desenvolver produtos de baixo custo que sejam essenciais para o uso nas mais diversas áreas, como o setor industrial, domiciliar e agrícola.

Névio Urio, diretor geral do Cesul, reforça que o compromisso do Cesul é sempre investir e proporcionar o melhor para os seus alunos, de acordo com novidades oferecidas no mercado. “O desafio é de incorporar o uso de novas tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, aliando técnicas de robótica e prototipagem em 3D. A robótica também trabalha o raciocínio lógico, a fim de desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas e organizar sistematicamente ideias, junto com a capacidade de trabalho em equipe, fato este crucial no cenário atual. Sabemos que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e que os robôs vêm ocupando cada vez mais espaço em nossas vidas nos mais diversos ambientes e setores.”

A vivência do estudo prático é que fará a diferença, segundo Névio. “É pensando nessa nova realidade, em que homem e máquina andam lado a lado, que a robótica na escola tem se tornado uma forte tendência. Esperamos beneficiar os nossos alunos e outros jovens que se interessam em participar de cursos práticos que serão oferecidos para melhorar o raciocínio, a criatividade e o cooperativismo, além de prepará-los para uma futura interação com a tecnologia de forma positiva e produtiva.”

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR