Cesul

Imprensa Notícias

Cesul é um dos cartões postais da União da Vitória

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Em 21 anos de história, aproximadamente 1.600 alunos já passaram pelo Cesul nos cursos de Direito, Administração e pós-graduações.

Fachada do Cesul de frente para a Avenida União da Vitória.

Em agosto de 2000 o Cesul iniciou as suas atividades em Francisco Beltrão, localizado na Rua Antônio de Paiva Cantelmo, esquina com a Avenida União da Vitória – na qual utiliza um espaço de aproximadamente 100 metros de pátio, em que foi construído o estacionamento privado para os alunos e visitantes. Neste tempo a instituição desenvolveu-se e modernizou-se no mesmo ritmo que a avenida crescia. Hoje o Cesul é um dos cartões postais do local e recebe alunos de toda a região para os cursos de graduação em Administração e Direito, bem como para as pós-graduações.

História
Na década de 90, o ensino superior era muito precário em Francisco Beltrão e região. Assim, muitas pessoas que desejavam a sua graduação migravam para outros centros. E muitos, depois de formados, não voltavam. Assim, a região perdia muitos profissionais. A cidade comportava e havia um clamor por mais opções para cursar o ensino superior. Um grupo de empreendedores envolvidos com a educação e com a cidade começou a se unir e a discutir essa possiblidade. Arni Deonildo Hall é um dos mantenedores e o idealizador.
“Uma ideia que foi transformada em projeto. Fomos pioneiros e, ao longo dos anos, outros se somaram de tal forma que hoje, passados 20 anos, Francisco Beltrão é uma referência em ensino superior. Nós somos parte dessa história. Nosso pioneirismo, certamente, muito contribuiu e continuará contribuindo com nossa cidade, com o Paraná.”
O Cesul iniciou as suas atividades com o curso de Direito, com duas turmas de 50 alunos cada – uma no período matutino e outra no noturno – e hoje são mais de 700 profissionais formados na área. Em 2017 iniciaram-se as aulas do curso de Administração, e a primeira turma formou em janeiro deste ano. A instituição está com aproximadamente 500 alunos cursando Direito e mais 100 em Administração.

Formando professores
O Cesul sempre recebeu o apoio da sociedade. Em sua história, procurou valorizar a cidade, a população e os profissionais locais, de modo que alguns formados pela instituição ali atuam como professores. Um desses é o professor Silvano Ghisi, que no início da história do Cesul era estagiário no escritório da arquiteta Heliete Reschke – uma das fundadoras do Cesul. Ele cursou Direito na faculdade e hoje integra o corpo docente.
“Entre 1999 e 2000 fiz estágio com ela, bem na fase que estavam batalhando pelo Cesul. Acompanhei todo esse processo, a definição da proposta do curso e da instituição; foi, inclusive em conjunto com Heliete, que desenvolvemos o logotipo da instituição que desde aquela época é mantido. Acompanhei todo o início, as obras, a estruturação. No início cuidava da informática. Logo a Eliete me convidou para cursar Direito. Estudava de manhã e trabalha à tarde e à noite na instituição. Foi assim até me formar, em 2005. Depois, fiz pós-graduação no Cesul. Em 2009 recebi o convite para compor o corpo docente e estou até hoje.”

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR