Cesul

Imprensa Notícias

Cesul faz colação de grau em gabinete, de forma remota

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

12 acadêmicos receberam o título de Bacharel em Direito.

Momento da colação on-line.

Momento da colação on-line.

Em um ano totalmente atípico como este, é necessário que mudanças e adaptações sejam feitas. Assim, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizou dia 24 de setembro, às 16 horas, a primeira colação de grau de forma remota, através da plataforma Google Meet, com a participação do dr. Arni Deonildo Hall, diretor interino do Cesul; da professora Roselí Teresinha Michaloski Alves, coordenadora do Curso de Direito; e do assessor da mantenedora, Rafael Schultz Bahr.
Os 12 formados, Bruna Juliane Custódio, Claudete Goergen, Diana Maria Pereira, Elton Frizzo de Oliveira, Ivan Bornhofen, Meiri Fatima Coletti, Oberdan Brugalli, Sarah Gabriela Catani Ferreira Leite, Sulivan Bernardo, Vilmar Dias de Camargo, Willian Dalle Laste e Yan Gabriel Nascimento da Rosa, se sentiram realizados e emocionados com a cerimônia virtual.
Dr. Arni Hall destaca que a instituição tem acompanhado as mudanças. “Colação de Grau em Gabinete já é uma exceção. O que fizemos foi uma colação de grau em gabinete on-line, que é uma novidade completa. Estamos vivenciando mudanças há um ritmo cada vez mais acentuado e no quadro atual, em que somos forçados pela pandemia, esse ritmo aumenta ainda mais. A lição que tiramos disso é que essa é a realidade, esse é o novo normal e dificilmente voltaremos ao quadro anterior. O mundo que deixamos não existe mais. E, no Direito, que essencialmente é conservador nas formas, essa mudança tem um impacto maior. Observei aos formados que essa mudança veio para ficar e que como novos profissionais, deverão se adaptar a esse novo mundo, pensando soluções e atuações profissionais dentro desse novo contexto. Esse é o desafio”.
A professora Roseli Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito, comenta a importância dessa colação. “Trata-se de um modo inusitado, utilizando videoconferência realizada na instituição, sendo diferenciado em virtude da pandemia. Importante relembrar que o desiderato do Direito sempre esteve na perspectiva do respeito aos direitos humanos fundamentais, que estão garantidos na constituição. Em razão disso, a instituição prezou pelo respeito ao Direito à saúde de todos, da sua comunidade acadêmica, cumprindo as determinações e conforme orientações do próprio ministério da Educação”.

Comemoração
O bacharel Oberdan Brugalli, que proferiu o juramente, salienta o sentimento de satisfação. “A colação é o momento mais esperado desde o primeiro dia de aula. É uma mescla de sentimentos, de alegria, de realização, de dever cumprido e, ao mesmo tempo, o peso da responsabilidade de encarar o mercado de trabalho. E o fato de a solenidade ser por videoconferência não anula a dedicação e o empenho dos formados e todos os envolvidos para a celebração do ato. Apesar ter sido remota, ainda assim deu aquele friozinho na barriga, emocionou a todos. Dadas as situações, é uma honra fazer parte da primeira turma do Cesul a colar grau por videoconferência”.
A opinião é reforçada pela formada Claudete Goergen. “Creio que todo tipo de formatura emociona e é um grande feito. A colação em gabinete foi bem diferente, sem a família para abraçar e os amigos para comemorar, sem toda aquela produção (de ir a um salão, mandar fazer roupa especial…) e sem a beca. Mesmo assim o coração disparou e as mãos gelaram. A emoção de estar colando grau, embora virtualmente, valeu muito a pena. A cerimônia foi curta e linda. Diante de todo o nosso contexto social, foi uma opção que, sim, valeu a pena vivenciar e foi maravilhosa”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR