Cesul

Imprensa Notícias

Cesul faz parceria com o Colégio Beatriz Biavatti

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Os acadêmicos de Direito têm a oportunidade de preparar e discutir temas que são trabalhados nas disciplinas do curso.

Estudantes ouvem atentamente os acadêmicos de Direito.

Da assessoria – Diversas ações são realizadas pelo Cesul durante o ano em parcerias por meio de projetos de extensão que vinculam os acadêmicos à sociedade. Um desses projetos é desenvolvido pelo curso de Direito e possibilita que os acadêmicos abordem sobre assuntos ligados ao curso para os alunos do Colégio Cívico Militar Beatriz Biavatti, em Francisco Beltrão. São temas gerais, como normas e leis, sobre como surgiu o Direito e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, entre outros assuntos.

O trabalho está sob coordenação e direção dos professores Luiz Carlos D’Agostini Júnior e Rafaela de Paula Guancino, além das acadêmicas Ivania Dartora, que ministra a disciplina de Cidadania e Civismo, no Colégio Beatriz Biavatti, e Adriana Kozelski, diretora do colégio. “O projeto de extensão tem o objetivo de interligar a universidade com a comunidade. Sem dúvidas, no tempo atual, o Colégio Cívico Militar e a disciplina de Cidadania e Civismo são espaços oportunos para tais abordagens educativas. Está sendo muito bom, os alunos estão gostando das palestras”, comentou a diretora Adriana.

Para os estudantes foi uma experiência maravilhosa. “Achei legal e divertida a palestra. O bom é que enquanto aprendemos coisas novas, até relembramos assuntos de outras matérias. Conhecemos vários conceitos”, destacou Matheus Guilherme dos Reis, do 7ª A – matutino. Sentimento parecido tem o aluno João Levi Granetto, do 6ª matutino. “Foi bem legal, ela era bem simpática e respondeu as nossas perguntas. Era educada e gentil, explicou as coisas muito bem e espero ter mais aulas com ela.”

Maria Eduarda Matielo, do 7ª A – matutino, também ficou encantada. “A matéria foi muito bem explicada, com calma e atenção. Foram bem simpáticos e atenciosos, responderam todas as perguntas e nos ajudaram a entender melhor o conteúdo. Confesso que fiquei curiosa sobre o conteúdo abordado, devido a explicação. Mostraram o livro Vade Mecum para nós termos ideia do que estão estudando. Foram vários slides muito bem elaborados. Agradeço pela atenção dos alunos do Cesul.”

Parceria

O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior destaca o quanto parcerias como estas são importantes. “Fomos convidados pela diretora Adriana, que é nossa acadêmica, para fazer algumas palestras sobre Direito. Os nossos acadêmicos se inscreveram e alguns vão até a escola em dias pré-estabelecidos. Eles são orientados por alguns professores e fazem palestras sobre diversos assuntos ligados ao Direito, como Constituição, cidadania e outros importantes temas. Já fizemos uma rodada de palestras e tem sido gratificante, tanto para os acadêmicos que se preparam e vão até lá, quanto para os que assistem. É uma forma da faculdade auxiliar a comunidade passando questões relativas ao Direito e aos direitos das pessoas. Tem sido uma experiência muito recompensadora. É um projeto muito bom que tem tudo para dar certo e continuar por muito tempo.”

Um dos palestrantes foi Matheus Venazi, do 7° período, de Direito, que aprovou a iniciativa. “Permitiu aos acadêmicos ter uma experiência de ocupar o ‘outro lado da sala de aula’, ministrando uma fala acerca da distinção entre leis e normas e, de antemão, permitir os alunos do colégio a ter um contato mais profundo com o Direito dentro da matéria desenvolvida. Foi uma experiência fantástica, tanto a fase de desenvolvimento do material pedagógico utilizado, consistente em pesquisas, reuniões e muita didática na elaboração dos slides para captar a atenção dos menores, como na fase de apresentação, desenvolvida em sala de aula com os alunos, que participaram de forma ativa questionando sobre o tema e participando da gincana de elaboração de projetos de lei. Sem dúvidas, foi um dia divertido e de muito aprendizado para todos.”

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR