logo

Bem-vindo. Escolha uma das opções abaixo:

Cesul

Imprensa Notícias

Cesul oferece curso telepresencial sobre Escuta Especializada e Depoimento Especial

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Curso de extensão terá 40 horas e iniciará nesta segunda-feira, dia 30.

Cesul oferece curso telepresencial sobre Escuta Especializada e Depoimento Especial

O curso será ministrado pelos professores dr. Rodrigo Rodrigues Dias (foto), juiz de Direito titular da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Toledo (PR) ; e pela psicóloga e analista judiciária do Tribunal da Justiça do Paraná, Angela Regina Urio Liston (CRP 08/11113).

Visando oferecer as melhores opções e oportunidades para seus acadêmicos e para a comunidade em geral, o Cesul realizará, na próxima semana, o curso de extensão telepresencial: Escuta Especializada e Depoimento Especial, com duração de 40 horas. O curso inicia na segunda-feira, dia 30 e segue até 12 de dezembro. As vagas são limitadas e restam poucas disponíveis.
O curso é voltado aos profissionais de todo o sistema de garantia de Direito da Criança e do Adolescente e será ministrado pelos professores dr. Rodrigo Rodrigues Dias, juiz de Direito, titular da Vara da Infância e da Juventude e Anexos, da Comarca de Toledo (PR) e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da mesma Comarca; e pela psicóloga e analista judiciária do Tribunal da Justiça do Paraná, Angela Regina Urio Liston. Serão aulas on-line (assíncronas) e telepresenciais (síncronas). Mais informações pelo site cesul.br ou pelo Whats (46) 99923-1578.
Dr. Wilkinson Fabiano Oliveira de Arruda, delegado da Polícia Civil de Marmeleiro e professor do Cesul, está coordenando o curso. “Esse curso é muito importante para todos nós, aqui da região Sudoeste. Visa capacitar os profissionais que lidam com as crianças e adolescentes, inclusive vítimas de violência ou testemunhas de violência que podem necessitar de um atendimento especializado. Precisamos estar com todo o corpo de profissionais preparado e envolvido na rede de acolhimento de proteção das crianças e de adolescentes, devidamente capacitado. É um curso que vem preencher este espaço e trazer mais opções para os profissionais de Assistência Social, Psicologia, Segurança Pública e outros que tenham essa responsabilidade. É uma oportunidade única para toda comunidade se preparar em situações como esta no cotidiano”.

Objetivo
Ao concluir o curso, o aluno será capaz de realizar a escuta especializada (profissionais da rede de proteção) e executar a metodologia do depoimento especial (profissionais ligados ao Poder Judiciário e às delegacias de polícia especializadas) com aplicação das normativas e técnicas adequadas, resguardando os direitos fundamentais da criança e do adolescente vítima e/ou testemunha de violência, além de fomentar e participar do processo de estruturação e articulação da rede de atendimento.
O professor dr. Rodrigo Rodrigues Dias fala do diferencial desse curso. “Busca atender diretrizes internacionais e nacionais no atendimento de crianças e adolescentes e capacitar os profissionais que estarão acompanhando esses sujeitos de direito especiais, em momento tão delicado como quando estão na condição de vítimas ou de testemunhas de crimes. O foco é evitar que essas crianças e esses adolescentes sofram violência institucional, visto que o objetivo é não agravar a situação de violação que o crime a elas e a eles já impôs. É preciso, pois, profissionalizar essa forma de atendimento com capacitação dos agentes envolvidos, que precisam conhecer quem são esses sujeitos e como agir junto deles. Além disso, o curso visa informar como esses agentes se articulam e como funciona a coordenação na complexidade e na multidimensionalidade típica da população infantojuvenil e suas famílias”, disse
A professora Angela Regina Urio Liston reforça que os alunos poderão participar de suas casas, com segurança, sem deixar de ter acesso à qualidade dos conteúdos. “O curso será realizado de forma totalmente on-line, incluindo aulas síncronas, adaptação de atividades práticas e amplo conteúdo relacionado ao tema. Ainda abordará aspectos jurídicos, sociais e psicológicos, desenvolvimento humano, características e dinâmica da violência, procedimentos a serem adotados conforme a legislação nacional e protocolos de entrevista forense, no caso do depoimento especial. A capacitação interdisciplinar está prevista na Lei nº 13.431/2017 e, acreditamos que a partir de iniciativas como essa, podemos contribuir para o efetivo enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes”, concluiu.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR