Cesul

Imprensa Notícias

Cesul organizou live sobre Direito Previdenciário

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Evento contou com a participação de três palestrantes de renome nacional.

Segunda-feira, dia 24, o Cesul realizou uma live sobre Direito Previdenciário, organizado pela professora Ana Paula G. Martinotto Reschke, que ministra a matéria de Direito da Seguridade Social para o 9º período do curso de Direito. O evento foi por meio do YouTube aberto a todos os acadêmicos do curso de Direito da instituição e contou com a participação de três palestrantes, com duração de quase três horas. Mais de 100 acadêmicos participaram.A professora Ana Paula enfatizou que foi um evento de grande aprendizado para todos.
“Intermediei essa palestra porque queria trazer uma dinâmica para os alunos, uma forma diferente de abordagem dos conteúdos. Esses conteúdos estão dentro do nosso cronograma de ensino, exceto a parte dos crimes previdenciários. Convidei esses palestrantes de renome, conhecidos nacional e internacionalmente, com uma delas a nível de América Latina e Europa. A palestrante, dra. Jane, é o nosso ícone do Direito Previdenciário do segurado especial rural. A repercussão dessa atividade foi grande, com boa participação dos acadêmicos, que interagiram com os três palestrantes”.

Palestrantes
A primeira a palestrar foi a advogada dra. Jane Lúcia Berwanger. Dra. em Direito, professora de pós-graduação e graduações em vários Estados do Brasil, falou sobre a Reforma da Previdência e aspectos relevantes do Direito Previdenciário.Em seguida, a advogada Anne Grahl Muller, membro da OAB do Rio Grande do Sul, especialista em Direito Previdenciário, professora de pós-graduação e que participa semanalmente na TV Band, do Rio Grande do Sul, explanou sobre a Reforma da Previdência e noções gerais sobre o cálculo previdenciário.
Para finalizar, o dr. Daniel Reschke, delegado da Polícia Federal, abordou sobre os crimes previdenciários e a atuação da Polícia Federal na prevenção e no combate destes crimes. “Os palestrantes trouxeram casos práticos, explicando de uma forma didática de como a lei é aplicada na prática. Acho que isso é muito enriquecedor, pois os alunos conseguem ver, de uma forma dinâmica, aquilo que é estudado em sala de aula. Acredito que trazer esses profissionais, a exemplo do dr. Daniel, que trouxe a realidade da aplicação da lei, é uma forma enriquecedora, porque os alunos, além de ficarem entusiasmados com a realidade e atuação da polícia dentro do nosso território nacional, conseguem relacionar ao aprendizado do dia a dia da disciplina”, destacou a professora Ana Paula.
Ela ainda frisou que eventos assim envolvem diversas disciplinas. “Conseguimos deixar muito claro para os alunos que há a interdicisplinaridade, ou seja, as matérias do Direito não são matérias estáticas, elas precisam dos outros ramos do Direito. Então, nessa palestra, que era sobre Direito Previdenciário, conseguimos estudar Direito Constitucional, Tributário, Previdenciário e Penal. Então eles tiveram a oportunidade de ‘enriquecer-se’ na matéria. O Cesul é uma faculdade que visa a interdicisplinaridade. E o Direito é isso.”

Alunos gostaram
A acadêmica Ketlin Dutra, do 9º período, aprovou o evento. “Desde o início do semestre a professora Ana Paula falava da possibilidade de uma noite contemplando a diversidade sobre a Seguridade Social. Com as mudanças recentes no assunto, foi edificante ter mais de um profissional relatando sobre as suas experiências na área ou relacionadas a ela, solucionando nossas dúvidas. Um dos pontos positivos foi a interdisciplinaridade, relacionando assuntos de outras áreas do Direito, assim, torna mais fácil interligar os assuntos e fixar os conteúdos”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR