Seja bem-vindo.
Escolha uma das opções abaixo.

Cesul

whatsapp

Imprensa Notícias

Cesul promoveu Workshop do curso de Sistemas

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

O objetivo foi falar sobre a profissão e mostrar a estrutura da instituição e do curso.

O professor Marcelo Enderle falou sobre as possibilidades de emprego e salários que a área de Sistemas proporciona no mercado de trabalho.

Da assessoria – O ano de 2022 foi de muitas novidades no Cesul. Entre as principais delas está o início do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que já teve o primeiro ano de curso, com uma estrutura moderna, incluindo um laboratório de robótica e outros com computadores de última geração. E está sendo boa a procura de vagas para o próximo ano.

Mas para intensificar a divulgação, o Cesul organizou na segunda-feira, 19, um Workshop para alunos do curso e interessados, o qual apresentou toda a estrutura da instituição e do curso, além de uma palestra com o professor Marcelo Enderle – Especialista/Integrador Engenharia de Automação, que falou sobre as possibilidades profissionais e salariais que este setor proporciona.

O professor Lucas Bernardon, coordenador do curso de ADS, ressaltou que é uma área em expansão. “O intuito foi proporcionar ao aluno as novidades e tendências, as projeções futuras sobre o setor de tecnologia e as vagas de emprego para o setor. E as relações que podem ser criadas entre o curso da Análise e Desenvolvimento de Sistemas com as diversas engenharias, com por exemplo Mecânica, da Computação, da Automação, mostrando ao profissional de TI as ramificações possíveis após se formar no curso de ADS”.

As oportunidades são diversas, segundo o professor. “Também mostramos as áreas de trabalho, as necessidades de profissionais da área de tecnologia. No Paraná, só em dezembro foram ofertadas mais de 13 mil vagas neste setor. E no Brasil as estimativas apontam que até o ano de 2025 mais de 600 mil vagas sejam ofertadas. Trouxemos aos alunos todas as informações pertinentes ao nosso curso para mostrar realmente as necessidades do mercado de trabalho e as ramificações possíveis para futuros trabalhos, estudos e projeções dentro do setor de tecnologia”, destacou Lucas.

Automação x programação

O palestrante Marcelo falou da sua área de atuação, lincando as possibilidades que o curso de ADS proporciona ao profissional. “Abordamos sobre a importância da automação industrial para atender a demanda por produtos industrializados. A abordagem foi na área de automação, na qual tenho uma empresa, a Macinn Tecnologia em Automação, que trabalha com desenvolvimento de equipamentos e serviços tecnológicos customizados. O profissional de Sistemas complementa a automação na camada de software, inteligência artificial, análise de dados, entre outros outros fatos que possibilitam a otimização de recursos, aumentando a competitividade das empresas frente a um mercado e consumidores tão exigentes”.

A participação dos alunos foi boa, com vários questionamentos e muito aprendizado. “Quero agradecer a oportunidade de participar deste evento. Achei interessante os conteúdos passados, tanto teóricos quanto práticos. Foi sensacional montar aqueles robôs, porque é difícil termos acesso a esse tipo de tecnologia. Não sou aluno da instituição, participei para conhecer e aprender. Sou técnico em montagem e manutenção e operador de computador. É uma área que sempre me interessou”, comentou Williams Bertella.

  • Google Plus
  • Pinterest
Cesul

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR