Seja bem-vindo.
Escolha uma das opções abaixo.

Cesul

whatsapp

Imprensa Notícias

Cesul realizou ações para enfatizar o Setembro Amarelo

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Foram diversas rodas de conversas com os acadêmicos de ambos os cursos, organizadas pela psicóloga da instituição.

Setembro é conhecido por ser o mês de conscientização sobre os transtornos mentais e a prevenção ao suicídio – tradicionalmente chamado de Setembro Amarelo. Para trabalhar com os seus alunos este tema, o Cesul – por meio da sua psicóloga, Natália Nesi Marcello, CRP 08/26380 – organizou rodas de conversa com os alunos de todos os cursos da instituição nas terças-feiras, às 18h45, e nas quintas, às 20h55, com duração de aproximadamente meia hora, deixando livre para os alunos participarem de acordo com a sua vontade.

“A ação foi pensada a fim de possibilitar que os acadêmicos pudessem se mobilizar e discutir sobre temas que possam, de alguma maneira, afetar a qualidade de vida do próprio aluno ou das pessoas do seu convívio. É evidente que as conversas impulsionam o surgimento de redes de apoio às pessoas em condições de vulnerabilidade emocional, permitindo o acolhimento em qualquer momento necessário”, destacou Aldo Marcos Barp, assessor da mantenedora.

A psicóloga Natália enfatiza sobre a importância de ações como estas. “Para o Setembro Amarelo planejamos uma roda de conversa, que tem como objetivo o acolhimento e o fortalecimento da instituição como rede de apoio. O espaço foi criado para propiciar a integração dos acadêmicos, possibilitando promover qualidade de vida e o cuidado da saúde mental e emocional.”

Para Natalia, as ações de divulgação foram feitas nas salas de aulas, proporcionando um ótimo engajamento. “Iniciamos com a divulgação nas salas de aulas e depois iniciamos os encontros no auditório, com temas alusivos ao mês, bem como a prevenção do suicídio, ansiedade, depressão, estresse e saúde mental, com a possibilidade de trabalhar assuntos sugeridos pelos acadêmicos.”

Por ser uma preocupação constante da instituição, não é só durante o Setembro Amarelo que ações como estas são realizadas. Continuadamente, durante o ano todo, o Cesul oferece um trabalho diferenciado de acompanhamento psicológico aos alunos. “A instituição possui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), por meio do qual são realizados atendimentos individuais aos acadêmicos, e após algumas ações de divulgação recentemente realizadas, observou-se um aumento na procura por atendimentos de forma individualizada”, comemorou Natália. O atendimento no núcleo acontece nas terças-feiras, das 8h às 12h e das 18h às 22h, e nas quintas-feiras das 18h às 22h. Os acadêmicos que desejem ser atendidos podem fazer a inscrição diretamente no protocolo ou pelo e-mail psico@cesul.br.

  • Google Plus
  • Pinterest
Cesul

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR