Cesul

Imprensa Notícias

Cesul realizou Aula Magna

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Segunda-feira dia 25, o Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior – realizou a Aula Magna, marcando o início do ano letivo. No auditório da instituição foi ministrado aos acadêmicos dos cursos de Direito e de Administração o tema Direito e Gestão Ambiental. A palestra foi trabalhada pelo dr. Heroldes Bahr Neto e Antônio Carlos Bonetti, secretário da Administração do município.
Dr. Arni Hall, diretor geral do Cesul, fez a abertura do evento. “Cada início letivo, o Cesul tem trazido temáticas gerais, não apenas para a formação e para o trabalho acadêmico, mas temas que também tenham uma relevância social e que estejam na pauta do dia a dia da sociedade. Isso, por entender que é a melhor maneira de problematizar, dar o conhecimento para as pessoas que não estão aqui dentro. Hoje não se pode pensar nenhum aspecto em nossa vida que não tenha a gestão ambiental, seja pelo Direito ou pela ordem econômica. Essa temática vem trazer um assunto impactante, necessário e fundamental, de grande valia a todos.”
Em seguida falaram os professores Roselí Michaloski Alves e Robson Faria, coordenadores dos cursos de Direito e Administração. “O assunto aqui abordado vale para todos os estudiosos, pela questão pertinente da temática que é a proteção e a preocupação com o Meio Ambiente. Exige uma análise profunda e específica. São questões que temos de repensar. Esse tema nos leva a pensar como cidadãos do mundo, nos leva a contextualizar a questão, a fazer a nossa parte”, comenta a professora. Robson reforçou o quanto o assunto é relevante para o curso de Administração. “Essa temática, para nós, administradores, é de grande relevância devido a acontecimentos recentes que envolveram empresas e o Meio Ambiente. É importante ficarmos atentos a isso e um evento como esse proporcionado pelo Cesul contribui bastante para o nosso conhecimento e experiência em futuras práticas em nossas empresas”.

Os palestrantes apresentaram diversas situações que aconteceram ou estão acontecendo no país, deixando claro o quanto o assunto precisa ser cada vez mais debatido. Dr. Heroldes é advogado com grande experiência de atuação e vivência na área ambiental e expôs diversas situações de acidentes que resultaram em grandes danos ambientais, até mesmo com vítimas fatais, que resultam diretamente em reflexos econômicos. E a ainda ele questiona: “será que são acidentes mesmo ou são fatos premeditados?”.
Antônio Bonetti é o atual secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão e abordou sobre o trabalho que realizou no período em que esteve à frente da Secretaria do Meio Ambiente do Paraná. Explanou sobre a prática realizada com o objetivo de preservar o Meio Ambiente, até mesmo evitando desastres semelhantes aos que foram listados pelo dr. Haroldes. Ele deixou claro que ainda há muito para ser realizado e que, às vezes, a população em geral nem fica sabendo de tais empreendimentos e realizações. “Discussões assim são importantes para o público em geral conhecer e também entender no que pode ajudar, pois cuidar do meio ambiente é dever de todos e isso vai intervir no nosso futuro. Realmente é um tema muito atual e cada vez mais necessário”.
Tatiane Bortolini de Azeredo, do 3º período de Direito, gostou da abordagem. “Um tema de grande relevância, considerando a situação atual do Brasil: os desastres ambientais, suas causas e consequências, inclusive na esfera econômica. Aqui vimos a importância da conservação ambiental de forma prática e realista, começando na nossa casa, com ações simples como a separação do lixo, por exemplo”.

Data: 2019-02-27      Fonte: Assessoria
  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR