Cesul

Imprensa Notícias

Cesul retoma as aulas presenciais

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Apenas alunos com comorbidades ou justificativas estão liberados para assistir às aulas on-line.

Uso de máscara e álcool em gel são obrigatórios, porque a pandemia continua.

Uso de máscara e álcool em gel são obrigatórios, porque a pandemia continua.

Nesta semana, o Cesul iniciou o segundo semestre letivo com uma novidade: retornou com as aulas presenciais para os acadêmicos de Administração e de Direito, tanto no período diurno quanto no noturno. Durante o primeiro semestre, o ensino na instituição foi de forma híbrida, sendo que os alunos escolhiam entre assistir as aulas presenciais ou on-line. Agora a presença é obrigatória, exceto para os alunos que tenham alguma comorbidade ou outra justificativa, que deve ser comprovada por meio de um atestado médico ou uma declaração. Nesses casos, os alunos podem participar das aulas on-line.
O professor Robson Faria, coordenador do curso de Administração, comemora o retorno. “Aos poucos estamos voltando à normalidade do ensino presencial. Houve uma redução significativa dos casos de Covid-19 e isso é muito animador. A vida acadêmica presencial agrega muito mais do que o gelo das telas que nos foi imposto. Durante este longo período de isolamento, redescobrimos a conectividade, mas também o quanto o dia a dia presencial faz falta. A conversa pelos corredores, a convivência entre os estudantes, os professores e os funcionários, que nos possibilita trocas de experiências mais diretas. É isso que queremos retomar. Por isso vamos continuar nos cuidando, fazendo cada um a sua parte e com a esperança de um retorno feliz a todos.”
O coordenador do curso de Direito, o professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, destaca que a instituição tomou todos os cuidados. “Os alunos do diurno participam do presencial. No noturno, por serem turmas maiores, estamos intercalando por ordem alfabética. Metade da turma participa presencialmente em uma semana e na outra de forma on-line. Na entrada da instituição todos passam pelos termômetros digitais, temos álcool em gel em diversos locais, salas amplas respeitando o distanciamento e uso obrigatório de máscara. O intervalo das aulas é intercalado para que não haja aglomeração nos ambientes comuns da instituição.”
D’Agostini salienta a expectativa para este semestre. “É a melhor possível, tanto que percebemos a felicidade dos acadêmicos e professores de retornar às atividades, mesmo que ainda não 100%, mas bem próxima de antes da pandemia. As avaliações serão presenciais, respeitando todos os protocolos de segurança. Estão sendo tomados todos os cuidados. A expectativa deste semestre é que a população esteja vacinada. Creio que vai dar tudo certo.”

Aprovação
Os alunos sabem sobre a importância de poder voltar com as aulas presenciais. “Acredito que com o retorno, tudo fica mais fácil. Após passarmos um ano estudando de forma on-line, a faculdade nos disponibiliza a volta, o que nos dá um ânimo nos estudos. O diálogo com os colegas durante uma atividade, a dúvida referente ao conteúdo na explicação da matéria, que na modalidade remota era um pouco mais complicado de falar, pois muitas vezes o professor já tinha trocado o assunto. Só temos que aproveitar a disposição do Cesul e dos professores em voltar ao presencial”, comentou Gregory Padilha, do 6º período de Administração.
Ani Raquel Sguarezi, do 10º período de Direito, está animada com a volta. “O modelo de retorno às aulas nos proporciona voltarmos aos poucos à normalidade presencial, com muito mais segurança, notadamente pelo número reduzido de alunos nas salas de aula e atendendo os protocolos de biossegurança, sem perder a possibilidade de estarmos no conforto da nossa casa na semana das aulas on-line.”

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR