Cesul

Graduação Bacharel em Administração

Ementas

1º Período

Introdução à Administração

Evolução histórica da Administração. Principais conceitos da administração moderna. Teoria Clássica. Teoria das Relações Humanas. Teoria da Burocracia e os autores neoclássicos.  Teorias Estruturalistas. Abordagem Comportamental. Teoria Sistêmica e Teoria da Contingência e seus desdobramentos para administração moderna.

Leitura e Produção de Textos

Noções de gramática: acentuação, pontuação e crase. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Emprego de pronomes relativos. Emprego dos tempos e modos verbais do discurso em narrativas, descrições e dissertações. Emprego dos verbos haver e ser. Uso de sinais (haspas, hífen, parênteses, travessão). Significado e uso de certas palavras e expressões. Emprego do porquê. Produção e Estruturação de textos (vocabulário, frase, parágrafo). Coesão e coerência textuais. Mecanismos e tipos de coesão textual. Produção de texto administrativo. Tipos de atos administrativos (ofício, memorando, edital, ata, certidão, declaração, portaria, atestado e requerimento).

Macroeconomia

Introdução à Economia: conceito de economia, tradeoffs, custo de oportunidade. Diferença entre Microeconomia e Macroeconomia. Diferentes tipos de bens. Metas e instrumentos de política macroeconômica. Evolução  do desemprego e taxa de inflação. Conceito de crescimento econômico e distribuição de renda. Renda Nacional (PIB, PIB per capita, PIB nominal e PIB real). Setor Externo (Taxa de Câmbio, Regimes Cambiais, Balanço de Pagamentos.

Matemática Aplicada a Negócios

Estuda Conjuntos Numéricos, potenciação, frações, funções de 1º grau, 2º grau e funções exponenciais. Função composta: gráficos e aplicações. Noções de Limite. Derivada: taxa de variação, interpretação geométrica e Técnicas de derivação. Mínimos e máximos e funções marginais.

Fundamentos do Pensamento Sociológico

Definição de sociologia e de ciência. Limites e Fronteiras da Ciência. Sociologia como a ciência das ações humanas. Construção da sociedade moderna e da sociedade em rede. Conceito de sociedade civil e Estado na ótica da cidadania. Diferentes relações de poder e desafios contemporâneos.

Empreendedorismo

Atitude empreendedora. Comportamento empreendedor: cognitivo, atitudinal e estratégico. Carreira profissional. Autoconhecimento, criatividade, geração de ideias e empreendedorismo. Análise do mercado. Design Thinking. Business ModelCanvas. Comprometimento pessoal. Avaliação de oportunidades de negócio e Análise do potencial da oportunidade. Planejar, planejamento e Plano de negócio em pirâmide.

Projeto Integrador I: Empreendedorismo e Administração

Introdução ao pensamento científico. Diferentes metodologias de pesquisa acadêmica. Conceito de empreendedorismo e de empregabilidade. Noção de mercado de trabalho. Fundamentos da pesquisa de campo e da análise de dados. Mercado do trabalho da administração e possibilidades de atuação.

2° Período

Contabilidade Empresarial

Introdução da Contabilidade: objetivos, campo de aplicação e funções técnicas contábeis. Estrutura do Balanço, Patrimônio e Representação Gráfica. Ingressos e saída de recurso patrimonial e de resultado. Gastos e despesas. Noções de Contas, Partidas dobradas e lógicas do lançamento contábil. Natureza e Classificação de Contas: Patrimoniais, Resultado (Despesas e Receitas), Reconhecimento e Regimes Contábeis das Despesas e Receitas. Escrituração Contábil. Débitos e Créditos: Ativo, Passivo e no Resultado. Balanço Patrimonial. Operações com mercadorias. Noções gerais sobre fluxo de caixa pelo método direto e indireto formação e montagem.

Ética e Cidadania

Conceito de ética em Aristóteles. Outros conceitos de ética e suas aplicações em nosso dia a dia. Conceito de sustentabilidade e sua relação com aspectos éticos. Conceito de Cidadania. Relações entre ética e cidadania. Pensamento Sistêmico. Identidade e Pertencimento. Globalização e identidades e a noção de pertencimento. Globalização e desigualdades sociais, nas relações de trabalho e na responsabilização sobre os problemas sociais. Crescimento a partir de estudos de caso em diversos campos do saber. Diversidade cultural. Ética em politicas de atendimento das necessidades especiais (espectro autista, dislexia, dislalia, disgrafia e discalculia) e a relação com a cidadania.

Microeconomia

Pressupostos básicos da Microeconomia. A hipótese teórica CoeterisParibus. Papel dos preços relativos x preços absolutos. Objetivos da Empresa. Elasticidade de preços. Excedente do consumidor e do empresário. Divisões do estudo Microeconômico. A demanda e a oferta. Paradoxo de Giffen. Aplicações da análise microeconômica. Análise das estruturas de mercado.

Matemática Financeira

O valor do dinheiro no tempo. Conceitos de juros, taxas de juros, principal, montante, prazo e regimes de capitalização. Juros simples: cálculo do montante, do principal e do rendimento. Períodos não-inteiros. Equivalência de capitais. Determinação da data de vencimento e prazo das aplicações. Juros compostos: cálculo do montante, do principal e do rendimento. Equivalência de capitais – a equação de valor. Taxas de juros: taxa proporcional, taxa efetiva, taxa nominal – cálculo da taxa efetiva a partir da taxa nominal, equivalência entre taxas de juros, taxa over (por dia útil) – cálculo da taxa efetiva equivalente à taxa over, taxa de juros aparente e taxas de juros real – cálculo financeiro em contexto inflacionário, taxa de juros contínuos. Desconto simples: racional e comercial. Equivalência entre desconto racional simples e juros simples. Desconto composto: racional (financeiro) e comercial. Valor do desconto e valor liberado. Valor presente de perpetuidades constantes e valor presente e montante de fluxos de caixa contínuos. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização francês (Sistema Price), Constante (SAC), misto (SAM): saldo devedor, amortização e juros. Custo efetivo de sistemas de amortização.

Princípios Básicos do Cooperativismo

Conceito de cooperativismo. História do Cooperativismo. Símbolos do cooperativismo. Diferenças entre cooperativas e empresas. Fundamentos legais. Constituição de uma cooperativa. Os princípios do cooperativismo. Direitos e deveres dos cooperados. Os ramos do cooperativismo. Organograma de uma cooperativa. Cooperativismo no Brasil e no mundo. Sistema de representação do cooperativismo. Conceito de assembleia. Tipos de assembleia: ordinária e extraordinária. Quorum de instalação e de aprovação. Livros e documentos necessários. Voto e Suspensão da assembleia. Atribuições e atuação do Conselho Fiscal. Conselho Administrativo e suas funções.

Gestão Socioambiental

Conceito de sustentabilidade, suas dimensões e a problemática socioambiental. Panorama Global da Gestão Socioambiental. Diagnóstico Global da Sustentabilidade. Bases da Gestão Ambiental. Prática de Gestão Socioambiental Participativa. Problemas e conflitos ambientais. Responsabilidade social. Políticas públicas de gestão socioambiental. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Elaboração, administração e avaliação de projetos socioambientais. Tecnologias sociais. Agricultura familiar (empreendedorismo social e meio ambiente).

Projeto Integrador II: Teoria dos Jogos

A escrita cientifica. Teoria dos jogos. Modelos matemáticos. Tomada de decisão. Ferramentas lúdicas de aplicação da teoria. O processo da leitura e escrita. Simulação empresarial. Inovação e Criatividade. Planejamento e gestão. Trabalho em equipe.

3° Período

Princípios Fundamentais de Marketing

Conceitos Fundamentais em Marketing. Motivação e envolvimento do consumidor. Processo decisório do consumidor. Ambiente de marketing. Projeção de demanda. Segmentação de mercado. Posicionamento. Produto. Preço. Comunicação. Canais de Marketing. Plano de Marketing.

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito e sua importância para a Administração. Ramos e fontes do Direito. Hierarquia das Leis e dos processos. A cidadania na Democracia. Conceito de democracia e os Poderes Republicanos. Organismos da federação: suas responsabilidades, obrigações e deveres. Noção de sociedade, empresas e empresários. Classificação das sociedades. Tipos de empresas.

Estatística Aplicada a Negócios

Organização e resumo dos dados. Medidas de tendência central: média, moda, mediana e quartis. Valores discrepantes. Medidas de dispersão: variância, desvio padrão e coeficiente de variação. Teoria da Probabilidade. Variáveis aleatórias: distribuição de probabilidades, esperança, desvio padrão, tomada de decisão. Distribuição binomial; Distribuição de Poisson. Distribuição normal. Amostragem. Distribuições amostrais de médias e de proporções. Estimação de médias e de proporções. Testes de hipóteses de médias e de proporções. Correlação linear e Regressão linear.

Análise de Contextos e Desafios Contemporâneos

A formação da Sociologia em Augusto Comte. A física social. A lei dos três estados. Objetividade e neutralidade dos estudos sociológicos. A Explicação da Sociologia em Durkheim. O método de estudo da sociologia. A dualidade dos fatos morais. Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência. A explicação da Sociologia em Karl Marx. O materialismo histórico. Forças produtivas e relações sociais de produção. A concepção de lutas de classes. O capitalismo e suas contradições em K. Marx. A explicação da Sociologia em Max Weber. Divisão do poder na sociedade. Os tipos de dominação. Carisma e o desencantamento do mundo. O capitalismo e suas contradições em M. Weber.

Planejamento Tributário

Sistema tributário Nacional. Tributos: Conceito, Classificação, Espécies e Elementos. Princípios Constitucionais Tributários e a hierarquia do Sistema Tributário Nacional. Imunidade e Isenção Tributária. Incidência e não incidência tributária. Impostos Federais, Estaduais e Municipais. Planejamento Tributário. Elisão Fiscal, Evasão Fiscal e Incentivos Fiscais. IRPJ e os diversos regimes de tributação. SIMPLES NACIONAL. IPI, ICMS, ISS, COFINS e CSLL. Administração Tributária.

Gestão de Custos

Conceitos básicos. Classificação de Custos. Departamentalização. Predeterminação de custos. Os sistemas de custeio: absorção, direto e custeio baseado em atividades (ABC). Margem de Contribuição. Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro.Ferramentas de decisão. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Risco na tomada de decisões. Gestão estratégica de custos.

Projeto Integrador III: Modelagem de Startups

O que é uma startup afinal. Inovação disruptiva e seus efeitos no mercado;As tendências de inovação,crowdsourcing, cauda longa e seus efeitos. Effectualreasoning: o mindset do empreendedor. Planejamento sob medida para um negócio inovador. Design Thinking. O conceito de modelo de negócio. ModelCanvas. Customer Development. Lean Startup. Mapeamento de hipóteses. MVPs (Produtos Mínimos Viáveis) para testar o negócio.

4º Período

Administração Financeira

Introdução à Administração financeira: objetivos da administração financeira e principais conceitos. Conceitos básicos ligados à Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos e descontos, séries uniformes de pagamentos e câmbio, empréstimos e amortizações. Avaliação de alternativas de investimentos: Demonstração de fluxos de Caixa, Métodos de avaliação: Payback e Payback descontado, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Risco e incerteza dos investimentos. Custo do Capital Próprio, Custo do Capital de Terceiros e Custo Médio Ponderado do Capital.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Psicologia Organizacional e do Trabalho. As relações de trabalho e a psicologia organizacional. Comportamento Organizacional. Motivação. Liderança. Diversidade cultural no ambiente de trabalho. Assédio moral e sexual no trabalho. Saúde mental nas organizações. Comunicação organizacional.

Direito Trabalhista e Comercial

Princípios fundamentais do Direito do Trabalho. Relações de trabalho e atos regulatórios. Regime jurídico e suas características. Relação entre empresa e sociedade. As sociedades e sua constituição. Lei das falências. Código de Defesa do Consumidor: aspectos do empresário e do consumidor.

Pesquisa de Mercado

Público alvo. Fontes primárias, secundárias e terciárias. Perfil de consumo e consumidor. Definição dos instrumentos. Métodos de Pesquisa. Quantitativo, qualitativo e misto 3 Instrumentos de Pesquisa. Estatística, pesquisa primária, análise de discurso, grupo teste. Software de pesquisas. Amostragem, coleta, preparação e análise dos dados. Passos de uma pesquisa. Estudo de casos. Estudo de Casos de pesquisa mercadológica. Análise e apresentação de resultados. Escolha dos instrumentos de apresentação e rastreabilidade. Questões legais.

Modelos Organizacionais

Modelos organizacionais: evolução histórica e implicações para a administração atual. Dinâmica organizacional. Gestão da mudança e modelos. Cultura organizacional. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. Tendências nos modelos nacionais e de fora do Brasil.

Pesquisa em Administração

Introdução a pesquisa cientifica e as diferentes possibilidades de pesquisa. Pesquisa nas ciências sociais. Pesquisa empírica e suas especificidades em Administração. Problema de pesquisa. Categorias de pesquisa e principais variáveis. Estudo de hipóteses. Metodologia de pesquisa em administração. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Fontes de pesquisa. Analise e interpretação de dados. Projetos e relatórios científicos.

Projeto Integrador IV: Internacionalização de Negócios

Projeto de Pesquisa: elaboração e implementação de pesquisa. Relatório de pesquisa. Analise de dados. Administração internacional de negócios. Aspectos administrativos, financeiros, trabalhistas e comerciais da gestão internacional de negócios. Artigo científico. Banner acadêmico.

5º Período

Controladoria

Introdução à disciplina e Contabilidade Gerencial. Ambiente da Contabilidade Gerencial. Gestão no ambiente organizacional Gestão no ambiente organizacional e Planejamento. Divisionalização e Custos. Gerenciamentos diversos e ações pré orçamento. Planejamento Estratégico e Orçamento. Controle Orçamentário e Avaliação de desempenho.

Administração da Produção

Evolução histórica da Administração da Produção. Planejamento de projetos, produtos, processos e tecnologias. Controle da produção e principais processos produtivos. Medidas de desempenho. Qualidade total. Tomada de decisão. Sustentabilidade no processo produtivo.

Gestão de Pessoas e Recrutamento e Seleção

Administração de Recursos Humanos e Administração de Pessoas: aproximações e afastamentos. Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Introdução a Administração de Pessoas. Principais processos admissionais e de manutenção de pessoas. Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Avaliação de Desempenho. A remuneração tradicional e estratégica de pessoas. Conceito de carreira e de gestão de carreira.

Elaboração e Gestão de Projetos

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. PMI e Guia PMBOK. Definição de projetos. Ciclo de vida do Projeto. Premissas e Restrições de um projeto. Fundamentos de projetos. Escopo (Requisito, EAP, Dicionário da EAP, Pacote de trabalho). Tempo (Custos). Qualidade (Definição de Qualidade, Conceitos básicos da qualidade, Qualidade e Grau, Melhoria contínua, Lições aprendidas, Objetivos SMART). Riscos (Partes interessadas).

Projeto Integrador V: Gestão Sustentável

Artigos cientifico e sua construção. Capital financeiro e capital construído. Problemas socioambientais nas organizações. Analises empresariais, organizacionais, estratégicas e ambientais. Projeto de pesquisa e relatório de pesquisa.

6º Período

Finanças Corporativas

Introdução as Finanças Corporativas. Bases conceituais das Finanças corporativas. Definição de Finanças. Empresas e suas finanças. Objetivo das Finanças corporativas (maximização do valor da empresa). Investimentos e Dividendos. Investimentos em ações. Demonstrativos financeiros. Tipos de Ativos. Analises de Melhores Investimentos. Governança Corporativa. Mercado Financeiro.

Administração de Materiais e Logística de Suprimentos

Introdução à Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais; Classificação de Materiais e de Bens Patrimoniais. Gestão de Compras. Gestão de Armazenagem. Gestão de Estoques.Introdução ao conceito de cadeia de suprimentos. Desempenho da cadeia de suprimentos: informações, investimentos e riscos. Gestão de serviços. Fluxos da produção e dos serviços. Aplicações da cadeia de suprimentos. Tomada de decisão em operações logísticas.

Marketing Estratégico

Conceitos essenciais de Marketing. Segmentação de Mercado. Seleção de Mercado (alvo e Posicionamento). O Sistema de Informação de Marketing. Composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção. Processo de elaboração do Planejamento Estratégico. Ciclo de Matriz SWOT e Matriz de Ansoff.  Gestão de Marcas. Conceito de marca e construção de marca. Gestão de Marcas. Valor da marca. Gestão do relacionamento. Tendências de Marketing: Inbound Marketing.

Pesquisa Operacional

Modelagem. Modelo em programação linear. O método gráfico. O método simplex. O problema do transporte: Escala de Produção.Programação Linear e Problema de Transporte: utilização do Solver e do programa PO. Análise de Sensibilidade. Tomada de Decisão em Ambiente de Risco e Incerteza. Análise de Investimento. Teoria das filas.

Administração Estratégica

Introdução à administração estratégica. Competitividade estratégica. Definição das empresas para proposta estratégica. Visão, Valores e Missão das empresas. Análise Ambiental. Diagnóstico organizacional. Formulação de Estratégia. Estratégia de Marketing. Estratégia Operacional. Elaboração de Objetivos Estratégicos. BSCS. Planejamento Estratégico.

7º Período

Mercado Financeiro e de Capitais

Introdução ao Sistema Financeiro Nacional e ao Mercado de Capitais. Títulos do Mercado de Capitais: tipos, conceitos e diferenciação. Administração de risco. Mercados Organizados e derivativos de ações. Analise Fundamentalista. Análise técnica.

Metodologia de Pesquisa

Problema de pesquisa. Definição do problema de pesquisa e apresentação dos problemas definidos. O que são objetivos. O que são hipóteses. Tipos de pesquisa. Metodologias de pesquisa possíveis. Coleta de Dados. Referências bibliográficas. Normas técnicas e éticas. Estrutura de um TCC.

Gestão Estratégica de Pessoas

Conceito de Gestão Estratégica de Pessoas. Gestão por competências. Capital intelectual. Aprendizagem organizacional na gestão do conhecimento. Educação corporativa. Tecnologias aplicadas ao RH. A questão do gênero na atualidade. Os expatriados. Terceirizações e quarteirizações. Outplacement. Empowerment. Coaching.

Gestão de Operações e Serviços

Introdução aos serviços: natureza e conceitos. Importância na economia. Gestão empresarial. Aspectos estratégicos dos serviços. Fatores de qualidade em serviços. Estratégias de gestão de serviços. Marketing de serviços. Criatividade e inovação em serviços. Empreendedorismo e oportunidades no setor de serviços: novos paradigmas de negócios. Falhas na prestação de serviços.

Inovação e Competitividade

Capitalismo x Inovação. A inovação como fator de competitividade. A relação dos Modelos Mentais com a Criatividade e a Inovação. A inovação como um Processo de Destruição Criativa. Inovação Radical e Incremental. Vertentes da Inovação Empresarial. Níveis de Intensidade Tecnológica. Taxonomia da (OCDE). A Inovação e a Geração de Assimetrias Competitivas. Fatores Condicionantes da Inovação Empresarial. Desenvolvimento Tecnológico Próprio. Aquisição de Tecnologia Externa. Aspectos legais da inovação e apropriação de seus resultados.

8º Período

Jogos de Empresas

Conceito. Importância. Tipos de jogos empresariais. Visão estratégica. Postura competitiva. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Motivação. Liderança. Experiência simulada de gestão de empresa. Negociação. Revisão e integração dos conceitos de Contabilidade Gerencial, Finanças, Custos Industriais, Marketing, Produção, Princípios de Administração e Engenharia Econômica.

Logística Empresarial

Logística e cadeia de suprimentos. Produto logístico. Nível de serviço logístico. Distribuição física. Integração das operações logísticas. Fundamentos de transportes. Estratégias de localização de depósitos. Tecnologia da Informação (TI) aplicada à Logística de Distribuição de Produtos. Logística reversa e adequação ambiental. Projetos de redes de fornecedores. Embalagens.

Trabalho de Conclusão de Curso

Princípios da pesquisa cientifica. Metodologia de pesquisa. Tipos de pesquisa. Apresentação e Análise de Resultados. Elementos Pré-textuais, Textuais e Pós-Textuais. Coleta de Dados. Redação de trabalho cientifico. Normas técnicas de divulgação de trabalhos científicos.

Economia Internacional

O Sistema Econômico Internacional. Teorias do Comércio Internacional: vantagens absolutas, vantagens comparativas e dotação de fatores de produção e desvantagens. Cooperação e Integração Econômica Regional. Estrutura e análise do Balanço de Pagamentos. Sites Institucionais: Banco Mundial (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e United NationsConferenceon Trade andDevelopment (UNCTAD). Estrutura e análise do Mercado Cambial: regimes e taxas de câmbio.

Princípios de Administração Pública

Sistema Político Brasileiro. A Constituição Federal de 1988. Desenho Institucional e Processo Decisório Federalismo: união, estados e municípios. Descentralização de políticas públicas. Responsabilidades e Orçamento Público. Formação da agenda governamental. Formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Conceitos e vertentes analíticas sobre Administração Pública. Administração pública direta e indireta: funções e responsabilidades. As principais diferenças entre a administração pública burocrática e a gerencial. Planejamento Orientado ao Setor Público. Gestão Pública participativa. Sociedade civil e a gestão pública. Novos arranjos territoriais da administração pública no Brasil.

Sistemas de Informação Gerencial

Fundamentos da Tecnologia da Informação. Conceitos básicos: Dados, Informações, Sistemas. Origem dos sistemas; Conceituação de Sistemas. Sistemas de Informações Gerenciais. Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação. Sistemas de Informação: Desafios e Oportunidades A informação e a estratégia da organização Sistemas de Suporte Gerencial MRP, MRP II, ERP: enfoque informacional. A informação no processo decisório Sistemas Empresariais Básicos e a estratégia empresarial. Trabalho do Conhecimento: Sistemas para Escritórios e Profissionais. Inteligência Artificial. Clustering, aplicações nas empresas. Sistemas de Suporte Gerencial.  Sistemas de Informações Gerenciais SIG. Sistemas de e-business interfuncionais. SIG. Sistemas de e-business funcionais. SAD. Sistemas de Apoio a Decisão. SAD. Apoio às decisões do e-Business.

Raciocínio Analítico

Lógica proposicional. Raciocínio analítico e a argumentação. O uso do senso crítico na argumentação. Tipos de Argumentos: argumentos falaciosos e apelativos. Comunicação eficiente de argumentos.

Optativa – Libras

Introdução à administração estratégica. Competitividade estratégica. Definição das empresas para proposta estratégica. Visão, Valores e Missão das empresas. Análise Ambiental. Diagnóstico organizacional. Formulação de Estratégia. Estratégia de Marketing. Estratégia Operacional. Elaboração de Objetivos Estratégicos. BSCS. Planejamento Estratégico.

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR