Cinco homens ficam longo tempo isolados numa caverna. Sem alimentos, decidem sobreviver alimentando-se da carne do corpo de um deles. Aí vem o julgamento.
Alunos do período matutino que participaram do Tribunal do Júri.
Visando proporcionar um aprendizado prático da teoria estudada em sala de aula, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizou, com os alunos do primeiro período de Direito, um júri simulado. A atividade foi coordenada pela professora Roseli Michaloski Alves, coordenadora do Curso de Direito, que leciona a matéria de Introdução ao Estudo do Direito. Foram três apresentações nos períodos matutino e noturno.
A simulação é tradicional com os alunos do primeiro período, trabalhando sempre o caso dos exploradores de cavernas. A obra é de Lon Fuller, um caso hipotético de cinco homens que, devido a um desmoronamento, ficam longo tempo isolados numa caverna. Sem alimentos, decidem sobreviver alimentando-se da carne do corpo de um deles. Depois de algum tempo, quatro são resgatados, presos e julgados.
Os alunos se dedicaram ao máximo na preparação e interpretação. A satisfação deles em participar era evidente. “Foi muito bom. Fui o promotor que, juntamente com dois assistentes de acusação, tinha como função acusar os quatro réus. A defesa foi muito bem apresentada e fez do Júri uma discussão tanto sobre ética quanto sobre a legislação. A experiência do primeiro júri traz uma ideia do que, provavelmente, teremos de enfrentar no futuro, além de instigar o interesse pela boa argumentação”, destacou o acadêmico Arthur Wilmsen Alves, do período matutino.
Anna Mª. Lunardi Gerber, também do período matutino, ficou feliz com o trabalho apresentado. “O Júri ajudou muito a turma visualizar a parte prática do Direito porque, até então, só tínhamos visto a teoria em sala. Encenei a esposa do falecido. Foi muito legal, parecia real, que estávamos fazendo de verdade aquilo. Incorporamos muito bem os personagens. Até quase rolou uma briga entre acusação e defesa porque alguns demonstravam estar levando para o lado pessoal. Mas, claro, era encenação. Achei ótimo, foi muito educativo, incrível essa experiência.”
A professora Roseli destaca o alto nível das apresentações. “A partir do conflito entre duas correntes filosóficas do Direito, juspositivismo e jusnaturalismo, os acadêmicos apresentaram muito bem os três júris simulados. A atividade atingiu plenamente seu objetivo: compreender o Direito como uma ciência social aplicada. Os acadêmicos aprovaram a atividade, demonstrando significativo interesse nas teses da acusação e da defesa”.
Instituição enfatiza campanhas de conscientização com temáticas e cores para cada mês. Neste, o tema é o enfrentamento à violência…
Continue lendo
Alunos do 10º período representarão a instituição no 1º MOOT, organizado pela OAB/PR. Essa é a equipe do Cesul: os…
Continue lendo
Ação é idealizada pela Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e visa beneficiar adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social. Brenda…
Continue lendo
46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR