Por meio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, a instituição estimula os acadêmicos a alavancarem o conhecimento repassado em sala de aula.
Em sua história, o Cesul sempre focou no incentivo à pesquisa, envolvendo os alunos e os professores. E cada vez mais a instituição tem fortalecido este trabalho, proporcionando aos acadêmicos melhores condições para desenvolverem os seus trabalhos, auxiliando em seu desenvolvimento pessoal e profissional. O Cesul trabalha isso com os acadêmicos por meio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NPIC).
O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, coordenador do curso de Direito, destaca o quanto este projeto é abrangente. “Todo ano cada professor fica responsável por um grupo de alunos, que ao longo do ano produzem artigos científicos, capítulos de livros e artigos sobre várias áreas do Direito. Isso desperta no acadêmico a vontade pela pesquisa, o desejo de aprofundar determinadas matérias e conhecimentos. O resultado deste trabalho, depois, no segundo semestre, é apresentado no nosso Epic, que é o Encontro de Produção e Iniciação Científica, no qual os alunos, juntamente com os professores, explanam os seus trabalhos para os demais acadêmicos. Isso faz com que desenvolvam a oratória e percam o medo de falar em público. Desde o início até o fim do ano, o aluno sempre está engajado, de uma forma ou outra, na pesquisa acadêmica. Isso complementa o que ele estuda na sala de aula”.
Neste ano, a coordenação do projeto está sob responsabilidade do professor Gabriel Ilkiu dos Santos. “O NPIC estará mais uma vez a serviço da academia e da sociedade, trabalhando intensamente na produção científica. Utilizaremos a dinâmica de grupo de estudos, no qual os projetos são determinados pelos professores, que selecionam uma linha de pesquisa entre as suas especialidades. A produção de conteúdo científico estimula o debate de ideias, desenvolve novas teorias e amplia ao máximo as linhas de pesquisa, tornando-se importante não só para os alunos, mas para a sociedade, visto que é dentro de uma faculdade como o Cesul, que prioriza o incentivo à pesquisa, que nascem novas ferramentas capazes de mudar o mundo”, explica o professor.
Desenvolvimento acadêmico
Os alunos avaliam positivamente o projeto pois sabem que esta ação pode ajudá-los no desenvolvimento acadêmico e profissional. “O desafio de escrever proporciona compartilhamento de conhecimento, auxiliando-nos a construir o nosso saber de forma mais dinâmica e ativa. Assim, a elaboração de um artigo científico impacta significativamente na nossa formação pessoal e profissional. O Cesul, com a criação dos grupos de estudos pelos professores e produzindo o Epic anualmente, estimula-nos a produzir novas descobertas, a melhorar o nosso raciocínio lógico e, acima de tudo, a desenvolver o nosso pensamento crítico, preparando-nos melhor para o mercado de trabalho”, comenta a acadêmica Andressa Welter, do 3º período de Direito.
As aulas do Cesul começam na próxima segunda-feira, dia 27, com os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito e Marketing. Ainda restam algumas vagas. Informações pelo cesul.br ou 3524-4242.
Instituição enfatiza campanhas de conscientização com temáticas e cores para cada mês. Neste, o tema é o enfrentamento à violência…
Continue lendo
Alunos do 10º período representarão a instituição no 1º MOOT, organizado pela OAB/PR. Essa é a equipe do Cesul: os…
Continue lendo
Ação é idealizada pela Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e visa beneficiar adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social. Brenda…
Continue lendo
46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR