Cesul

Imprensa Notícias

Professor do Cesul apresenta trabalho na Argentina

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em
O professor Leomar Rippel durante a apresentação do trabalho.

O professor Leomar Rippel durante a apresentação do trabalho.

De 24 a 26 de abril, o professor Leomar Rippel esteve representando o Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior em Rosário, na Argentina, província de Santa Fé, durante o 3º Colóquio Internacional sobre Violência Política no Século 20 e a 4ª Jornada de Estudos sobre Repressão e Violência Política. Lá, ele apresentou o trabalho intitulado “Operação três passos – primeiro movimento armado de resistência contra Ditadura de Segurança Nacional no Brasil”.
O professor descreve o alto nível do evento, que tem se consolidado a cada ano. “É tradição na Argentina as discussões e pesquisas sobre terrorismo de Estado e relação do Estado com a sociedade civil, principalmente depois de ocorrerem inúmeras ditaduras de Segurança Nacional na América Latina durante o século 20. Nesse sentido, existe uma grande preocupação sobre a atuação do Estado ou dos agentes estatais em relação aos indivíduos, ou seja, discussões que visam: construção do Estado Democrático de Direito, segurança jurídica, questão de direitos humanos e garantias de liberdades fundamentais. Questões essas que estão previstas na Constituição Brasileira, mas que em grande medida não se concretizaram. Em função disso, o evento que acontece anualmente e sempre em diferentes universidades daquele país realizou-se na Universidade Nacional de Rosário”.

Um pouco sobre a pesquisa
Leomar faz doutorado em História na Unioeste de Marechal Cândido do Rondon e explanou sobre a pesquisa que será a sua tese. “Fui apresentar meu trabalho, que já é objeto de pesquisa do doutorado, sobre o primeiro movimento armado contra a Ditadura de Segurança Nacional no Brasil, iniciado com o golpe militar de 1964. O referido movimento foi liderado por Jefferson Cardim de Alencar Osório, um coronel do Exército que foi expurgado porque se demonstrou contra o golpe militar de 1964. Os líderes do movimento saíram do Uruguai em 18 de março de 1965, deslocando-se para Campo Novo (RS), onde se juntaram com alguns agricultores familiares e iniciaram uma tentativa de fomentar uma quartela. A partir daí se deslocaram para Santa Catarina e Paraná, onde foram cercados e interceptados pelo Exército Brasileiro em Capitão Leônidas das Marques, depois do Rio Iguaçu. Nesse evento, faleceu o sargento Camargo, que foi promovido pós-morte a segundo-tenente, no entanto, é um acontecimento histórico pouco conhecido, inclusive no meio acadêmico. Vou qualificar minha tese em setembro e defendê-la em junho do ano que vem.”
No Cesul, Leomar Rippel ministra as disciplinas de Sociologia Geral e do Direito, Ciência Política e Teoria do Estado e Economia Política. “Quero destacar e agradecer ao Cesul por todo apoio e incentivo. A participação foi um momento ímpar de poder compartilhar minhas pesquisas e, principalmente, aprender com outros pesquisadores sobre Estado e democracia, visto que havia profissionais de toda a América Latina. É um momento de troca de experiências e contato com pesquisas recentes e com diversos aportes teóricos. Por ser um evento internacional, nossas pesquisas ganham mais visibilidade, assim como no meio acadêmico e profissional o reconhecimento tende a se tornar mais evidente, uma vez que o professor pesquisador poderá trabalhar com seus acadêmicos as produções científicas”.

Novidades
A diretora do Cesul, Daniela Urio Mujahed, afirma que cada vez mais a instituição tem investido em eventos de intercâmbio de capacitação, tanto para os professores quantos aos acadêmicos. “O Cesul está investindo na internacionalização. Na última avaliação institucional promovida pela CPA – Comissão Própria de Avaliação, foi possível perceber que nossos alunos não conhecem nossos programas de intercâmbio e estamos focados em melhorar isso. Estamos mandando a documentação para formalizar o convênio com a Universidade Nacional de Rosário, mas essa etapa é apenas a primeira neste ano, pois já mantemos um contato ativo com a UTIC – Universidad Tecnológica Intercontinental do Paraguai e já realizamos intercâmbio. Teremos mais novidades para os alunos até o final do ano”, adiantou.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR