Cesul

Imprensa Notícias

Professor do Cesul faz conferência para universidades da Colômbia

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Nézio José da Silva, do curso de Administração, trabalhou de forma remota o tema Gestão e liderança. Ação faz parte do projeto de internacionalização realizado pela instituição.

O professor Nézio José da Silva durante a conferência para as instituições colombianas.

O professor Nézio José da Silva durante a conferência para as instituições colombianas.

Há alguns anos o Cesul tem realizado várias ações de internacionalização, intercâmbio de estudos e formação com instituições do Paraguai, Argentina e Colômbia.
Terça-feira, dia 1º, realizou-se uma nova ação e o professor Nézio José da Silva, do curso de Administração do Cesul, fez uma conferência para as instituições Unimayor e Universidad José Camacho, da Colômbia, de forma on-line, com o tema: Gestão e Liderança, os desafios da excelência pessoal e profissional.
Foi uma participação no Seminário Internacional de Tendências de Negócios.
O professor Nézio salienta que essas ações são de suma importância para o Cesul. “Vejo dois eixos com relação ao trabalho realizado. Isso porque é mais uma ação que vem ao encontro desse projeto de internacionalização das instituições de ensino, que o Cesul faz.
Mostra que estamos num caminho muito importante no sentido de promover interações e intercâmbios culturais e, também, no sentido de projetos que viabilizam a internacionalização dos nossos acadêmicos e dos nossos relacionamentos.
São ações que trazem benefícios para a ampliação da cultura local e regional, fortalecem o nosso território, as instituições de ensino e, principalmente, os nossos acadêmicos que, envolvidos numa atividade como essa, podem se preparar melhor para o futuro”.
Ele reforça a abrangência do tema abordado. “A palestra destacou pontos entre a liderança e a gestão e como pode ser desenvolvido um processo de refinamento para melhorar a gestão e a liderança nas organizações. Foram aproximadamente 200 participantes entre acadêmicos, professores, empresários e pessoas da comunidade local. Considero como uma oportunidade valiosa para levar conhecimento e compartilhar nossa experiência. Esse tema tem muito ainda para ser desenvolvido e trabalhado, para que os jovens aprendam a desenvolver e a aplicar todas as ferramentas que têm acesso num curso de graduação e, ao mesmo tempo, desenvolver comportamentos para questão da liderança”.

Avaliação
Nézio avalia positivamente sua participação. “Penso que para ambas as instituições o processo de intercâmbio é estratégico, pois unimos culturas diferentes e podemos ampliar a visão de como pensamos e fazemos gestão das organizações. Em termos de sentimento, superar os limites da cultura e de idiomas é muito gratificante, pois os problemas são semelhantes e existem muitas mudanças acontecendo. Acredito que a resiliência seja mais uma forma de lidar com tantas mudanças que acontecem em todos os sentidos, e de modo especial, neste momento que estamos passando pela pandemia. Foi gratificante e recompensador poder compartilhar conhecimentos. Quanto mais praticamos, mais aprendemos” diz.
A dra. Francia Elena Amelines Chamorro, diretora do Programa de Relações Interinstitucionais das duas universidades colombianas, agradeceu a participação.
“Queremos estender nossos agradecimentos ao professor Nézio por sua participação no Seminário Internacional de Tendências de Negócios. A palestra atendeu às nossas expectativas e proporcionou aos nossos participantes uma aula variada sobre o assunto. Agradecemos toda a colaboração e participação”, disse.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR