Cesul

Imprensa Notícias

Professores do Cesul lançam livros

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Uma das preocupações do Cesul – Centro Sulamericano de Ensino Superior – é disponibilizar aos acadêmicos, professores capacitados, com amplo conhecimento nas suas especialidades, tanto na prática quanto na teoria. E com frequência, alguns desses professores lançam livros a fim de contribuírem ainda mais com o ensino, como ocorreu recentemente com os professores Iverson Kech Ferreira e Luiz Fernando Coelho, do curso de Direito. Eles lançaram os livros: “Crime – Arte e Literatura” e a terceira edição do “Curso de Introdução ao Direito” em 13 aulas, respectivamente.

O professor Iverson explica que o conteúdo é resultado de “uma coletânea dos estudos realizados nos últimos dois anos e publicadas no site de educação Canal Ciências Criminais, que vem agora a público em forma de livro”. Versa sobre criminologia crítica e sociologia jurídica, acerca de temas que envolvem a arte e a literatura. Inúmeros filmes, músicas, séries televisivas e obras literárias contam e demonstram histórias que são capazes de humanizar o direito, e por elas, segundo o professor, “pode-se entender as situações do cotidiano que envolvem muitas vezes o Direito, e expõem que não é a letra fria da lei, mas que deve ser algo a mais”. Filmes como o Advogado do Diabo, A Vila, Ponte dos Espiões, Desejo de Matar, Bastardos Inglórios, Dança com Lobos; e literatura como Machado de Assis, Vitor Hugo, Henry James, Aluísio Azevedo, Dante Alighieri, Shakespeare, Mary Shalley, Mario Puzo, Graciliano Ramos, Melo Neto, entre outros, podem ser encontrados no livro, que é “indicado para alunos e profissionais do Direito, principalmente para advogados criminalistas e para os adeptos do estudo do Direito penal e da sociologia, bem como, aos apaixonados pela literatura, pelos filmes  e pelas músicas”.

Iverson também enfatiza que esse assunto é novidade. “Essa conexão entre Direito e Arte é relativamente nova e ainda singela no Brasil. Os movimentos “direito e arte” espalhados por algumas universidades começam a ganhar corpo e algumas obras surgiram a partir da última década”. Dado importante, porém, ainda insuficiente diante da relevância e da atualidade do tema, tanto sob o ponto de vista conteudístico quanto metodológico, conforme expõe o autor: “em conteúdo porque muitas categorias do Direito acabam servindo de objeto de análise das Artes, notadamente em livros e filmes; em método porque a visualização do Direito através da Arte, além de lúdica, é estética, é forma aplicada à essência do Direito e do fenômeno jurídico”.

Já com várias obras, o professor Luiz Fernando lançou a terceira edição do Curso de Introdução ao Direito – em 13 aulas, com o intuito de comemorar seus 80 anos. “É uma edição comemorativa dos meus 80 anos, que completei dia 1º de janeiro. Foi publicado pela Editora Manole, de Barueri, SP. Foi um curso de especialização que montei para advogados, procuradores, juízes, que desejavam relembrar noções básicas de teoria geral de Direito. Mas é uma obra indispensável para quem não se contenta com o mero estudo da legislação e almeja construir uma base cultural sólida em política e filosofia, além, é claro, de ciência do Direito”.

Nessa edição, o professor Luiz Fernando faz um agradecimento ao Cesul. “Agradeço o apoio do corpo docente e direção administrativa e pedagógica da Faculdade de Direito e Francisco Beltrão, o já conhecido e prestigiado Cesul, que me manteve integrado a sua comunidade acadêmica quando, em razão da idade, vi-me praticamente impossibilitado de exercer as atividades docentes que me eram designadas. Mais ainda, fui distinguido com a atribuição de meu nome a um novo auditório”, citando o auditório que desde final de 2017 leva o seu nome.

Daniela Urio Mujahed, diretora da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, reforça que para a instituição é uma satisfação contar com professores renomados assim e é importante que seus estudos se tornem livros, podendo ajudar no ensino jurídico de muitos acadêmicos e profissionais da área jurídica. “O time de docentes do Cesul é composto por professores que têm o prazer em ensinar e, consequentemente, precisam estar pesquisando sempre. Incentivamos a capacitação e a produção científica, o que resulta no interesse dos nossos alunos na participação de grupos de estudo, projetos de extensão e iniciação científica, pois contam com a experiência desses apaixonados pelo Direito e são referência no seguimento jurídico, como o professor, jusfilófoso, Luiz Fernando Coelho. Outro ponto que o Cesul incentiva é transdisciplinaridade que pode ser, de maneira prazerosa, identificada, por exemplo, no livro Crime, Arte e Literatura do professor Iverson, pois alguns dos filmes, músicas ou obras citadas o aluno/leitor conhece e, assim, pode perceber que o Direito está atrelado a tudo”.

Data: 2019-03-19      Fonte: Assessoria
  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR