Cesul

Imprensa Notícias

Programa Cesul em Pauta, todo sábado na TV Beltrão

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

O tema da edição do último fim de semana foi a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A bibliotecária Elisa Berté sendo entrevistada pelo professor Robson Faria, no programa Cesul em Pauta. Foto: Assessoria.

Da assessoria – Desde o ano passado o Cesul está com uma parceria com a TV Beltrão que, todos os sábados, às 9h30, veicula o programa Cesul em Pauta, apresentado pelo professor Robson Faria, coordenador do curso de Administração da instituição. Há, em cada edição, um entrevistado diferente e são abordados nas entrevistas temas ligados à instituição e que são de interesse dos alunos e da comunidade em geral. Sábado, 21, a entrevistada foi a bibliotecária Elisandra Berté, que falou sobre Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a sua importância no meio institucional.

O professor Robson Faria destaca a variedade de temas trabalhados semanalmente. “O programa está muito legal. Procuramos levar assuntos que informem tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa. Além dos temas das áreas dos cursos e entrevistas, falamos dos nossos eventos, programações e avisos gerais. O formato alinhado com a equipe da TV proporciona um programa interativo para quem assiste. E é uma oportunidade para conhecerem os projetos do Cesul voltados à sociedade.”

O que é a CPA?

É a Comissão Própria de Avaliação que atende os preceitos da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constitui-se em órgão permanente de coordenação do processo de autoavaliação da instituição de Ensino Superior Cesul, a qual é responsável pela avaliação e indicação de ações institucionais que promovam a melhoria de todas as áreas do ensino em nível de graduação e pós-graduação. A CPA é composta por um coordenador, dois representantes do corpo docente, dois representantes do corpo técnico-administrativo, dois representantes do corpo discente, dois representantes da sociedade cívil organizada, sendo todos com mandato de dois anos, com possibilidade de recondução. As reuniões ocorrem a cada seis meses em cronograma preestabelecido e, extraordinariamente, quando convocadas por seu coordenador.

Elisandra é a coordenadora da CPA e explica que o objetivo da comissão é melhorar a qualidade do ensino na instituição.

“Tem por finalidade conduzir o processo de autoavaliação institucional com o intuito de melhorar a qualidade do ensino superior, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição de Ensino Superior por meio de valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito às diferenças e às diversidades, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. Além disso, sistematizar e prestar informações solicitadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).”

Outro ponto enfatizado por ela é que a avaliação é aberta a todos. “A Instituição também permite que a comunidade externa possa avaliar o Cesul no site www.cesul.br, no qual é disponibilizado o link ‘Avalie o Cesul’. Esta avaliação é direcionada para todas as pessoas, sendo egressos ou não. Ela não tem o objetivo de somente verificar as fragilidades, mas também de manter e reforçar os pontos fortes. Isso é essencial para mantermos a excelência do Cesul em todos os quesitos.”

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR