Evento do curso de Direito foi realizado nos colégios estaduais Léo Flach e Beatriz Biavatti, para alunos do 6º ano.
Para ajudar na reflexão sobre a campanha do Maio Amarelo, no qual visa a prevenção a acidentes de trânsito, o curso de Direito do Cesul organizou um projeto de extensão com palestras e distribuição de cartilhas informativas. O evento foi dia 21, realizado em Francisco Beltrão, nos colégios estaduais Léo Flach e no Cívico Militar Beatriz Biavatti, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, contando com a participação de mais de 100 estudantes. Os acadêmicos estiveram acompanhados das professoras Rafaela Cabral Ferronato, que foi no Colégio Léo Flach; Yasa Rochelle e Ludmilla Krindges, que estiveram no Beatriz Biavatti.
A professora Rafaela explica como foi a ação. “É um projeto sobre prevenção de acidentes no trânsito. Fizemos um bate-papo com os adolescentes dos colégios. O Cesul elaborou uma revistinha e um bloquinho de multas, utilizamos o momento para fazer algumas atividades lúdicas com eles, para entenderem a importância de respeitar as regras no trânsito e cobrarem dos pais e responsáveis. A finalidade também é aproximar o Cesul com a sociedade.”
Para Edna Mocellin, diretora-geral do Colégio Léo Flach, ações assim ajudam a conscientizar os alunos. “O projeto é de extrema relevância, pois objetiva que os alunos compreendam o trânsito como algo que faz parte da nossa vida diária, bem como sensibilizá-los quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade e na forma de lidar com o trânsito no sentido de não somente respeitar regras e normas mas também de amor à vida e respeito ao próximo.”
O acadêmico Jackson Müller Freire, do 5º período, destaca que é uma experiência gratificante. “A visita às escolas foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de abordar, de uma maneira muito dinâmica e de fácil compreensão, um tema muito importante, principalmente para esse público tão jovem. Acreditamos que foi possível gerar uma nova percepção do trânsito, chamando a atenção para os cuidados essenciais a serem tomados para evitar o risco de acidentes.”