Graduação Licenciatura em

Pedagogia

Sobre o Curso

Duração: 04 anos (08 semestres)

O curso de Pedagogia forma profissionais capacitados para atuação no desenvolvimento de habilidades e competências desde a educação básica ao ensino superior, podendo atuar em diversos lugares, como em organizações não-governamentais, na edição de livros didáticos, na produção de conteúdo educacional, na pedagogia empresarial e em orientação educacional.

O Curso de Pedagogia tem a finalidade principal da formação de profissionais licenciados nesta área do saber e qualificados, suprindo assim a carência desses na sua Região de inserção, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Nesse sentido, o Curso de Pedagogia busca atender aos desafios exigidos, que requer um profissional capacitado a enfrentar os desafios educacionais, desempenhando funções diversificadas, isto é, além da docência, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, espera-se que o pedagogo esteja habilitado para o exercício de funções de gestão e planejamento de ações no âmbito dos sistemas de ensino. 

O compromisso básico do curso sela-se em torno da ênfase na qualidade da práxis pedagógica, em constante avaliação, no sentido de almejar a formação de um profissional ético, crítico e reflexivo, que venha a intervir construtivamente no seu meio. 

A formação profissional deve incorporar os saberes em questão acadêmicos, científicos e técnicos – mas também a ética, a cidadania, a liderança, as relações interpessoais, dentre outras, que ultrapassam estes saberes, por serem indispensáveis em uma situação profissional que exige tomada de decisão. 

Portanto, no âmbito da formação inicial de licenciados, é fundamental que os saberes profissionais estejam inseridos em um processo ensino aprendizagem que privilegie a expansão da teoria para sua aplicabilidade prática, posto assim permitir atitudes. Pressupõe que a formação profissional não é mais transmissão de conteúdo, mas uma construção de experiências formativas pela aplicação e estimulação de experiências de aprendizagem. 

A flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, os núcleos de formação básica e específica, de aprofundamento e de atividades de enriquecimento curricular, as relações teórico-práticas, as práticas pedagógicas, o estágio curricular, a curricularização da extensão, devem ser observados na construção do currículo. Para atender a um currículo de tal natureza, assume relevância a estruturação de atividades favorecedoras à integração entre ensino, extensão e iniciação científica.

A Instituição conta com infraestrutura geral e específica suficiente para atender às especificações da área, como um dos principais eixos propulsores da disseminação do saber.

O profissional de

Pedagogia

Considerando a concepção, objetivos e contextos socioeconômicos e educacionais em que se insere o Curso de Pedagogia da CESUL, pretende-se a formação de um profissional humanista, com sólida formação teórico-prática que o capacite a absorver e desenvolver uma perspectiva crítico-reflexiva que considere a complexidade do trabalho pedagógico de forma investigativa.

Nesta perspectiva, o licenciado em Pedagogia será capaz de atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como na gestão educacional. O profissional que se almeja terá sólida formação intelectual e cultural, com foco no conhecimento, na prática e no engajamento profissional, crítico e humanista. O curso de Pedagogia da CESUL formará profissionais, portanto, qualificados para a ação docente, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, capaz de dominar, conhecer e intervir sobre a práxis profissional, por meio de conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.

Estrutura Curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
1º PERÍODO Métodos de Estudo e Aprendizagem em Curso a Distância 16
Comunicação, Expressão e Método Científico 60
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos 40
História da Educação 60
Filosofia da Educação 40
Práticas Pedagógicas I: Pesquisa e Tecnologia da Informação 30
Psicologia do Desenvolvimento 60
Carga Horária do Período 306
Atividades de Extensão 32
Carga Horária Total 338
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
2º PERÍODO Psicologia da Educação 60
Jogos, Brincadeiras e Regionalidade 60
Sociologia da Educação 60
Estatística Aplicada à Educação 30
Práticas Pedagógicas II : Tecnologias e Metodologias Educacionais 40
Legislação e Políticas Públicas da Educação Básica Brasileira 60
Carga Horária do Período 310
Atividades de Extensão 40
Carga Horária Tota 350
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
3º PERÍODO Práticas Pedagógicas III: Competências Gerais e Socioemocionais 30
Didática 90
Fundamentos da Infância e Organização Escolar 60
Currículo na Educação Básica 80
Psicomotrocidade, Ludicidade, Corpo e Movimento 60
Linguagens na Educação Infantil 60 60
Carga Horária do Período 380
Atividades de Extensão 40
Carga Horária Total 420
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
4º PERÍODO Práticas Pedagógicas IV: Bebês e Crianças Pequenas 60
Alfabetização e Letramento 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Artes 60
Pensamento Lógico Matemático 60
Libras – Língua Brasileira de Sinais 60
Carga Horária do Período 360
Atividades de Extensão 40
Carga Horária Total 400
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
5º PERÍODO Prática Pedagógica V: Ensino Fundamental – Séries Iniciais 60
Direitos Humanos, Meio Ambiente, Ética e Diversidade 30
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História 60
Estágio Supervisionado I: Educação Infantil 120
Carga Horária do Período 450
Atividades de Extensão 45
Carga Horária Total 495
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
6º PERÍODO Prática Pedagógica VI: Ensino Fundamental – Séries Iniciais 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Educação Física 60
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Religioso 30
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Jovens e Adultos e em Medidas Socioeducativas 40
Educação Especial e Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem 60
Planejamento e Avaliação 60
Estágio Supervisionado II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 110
Carga Horária do Período 420
Atividades de Extensão 47
Carga Horária Total 467
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
7º PERÍODO Prática Pedagógica VII: Educação Inclusiva 60
Pesquisa e Prática Profissional: TCC 1 30
Educação Financeira e Empreendedorismo 30
Educação em Espaços Não Escolares 30
Educação Integral 40
Literatura Infanto-Juven 30
Estágio Supervisionado III: Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial 80
Carga Horária do Período 300
Atividades de Extens 52
Carga Horária Total 352
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
8º PERÍODO Prática Pedagógica VIII: Gestão Escolar 60
Gestão Escolar e Qualidade 80
Mediação de Conflitos na Escola 30
Estágio Supervisionado IV: Gestão Escolar e Espaços Não Formais 90
Trabalho de Conclusão de Curso 60
Optativa 60
Carga Horária do Período 380
Atividades de Extensão 50
Carga Horária Total 430
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
RESUMO Código Atividades C.H. Limite
CARGA HORÁRIA TEÓRICO PRÁTICA 2.506
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 400
ESTUDOS INTEGRADORES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 200
ATIVIDADES DE EXTENSÃO 346
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.452
Código Disciplina Carga Horária Carga Horária/h/a
DISCIPLINAS OPTATIVAS Educação do Campo 60
Pedagogia Empresarial 60
Pedagogia Hospitalar 60
Estatuto da Criança e do Adolescente 60

Financiamentos

Bolsa de Estudos e Financiamentos

Ingresso

Processo Seletivo

Acompanhe o edital de ingresso
O ingresso como portador de diploma
Como posso solicitar
Faça a prova tradicional