Graduação tecnólogo em

Marketing

Sobre o curso

Duração: 2 anos (4 semestres)

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing, objetiva atender à demanda regional de profissionais habilitados, qualificados e capacitados a atuar no setor mercadológico.

Concomitantemente, o curso visa propiciar o acesso ao ensino superior, aos que pretendem trabalhar na área bem como aqueles profissionais que já atuam sem certificação e que desejam aprimorar seus conhecimentos pela oportunidade de uma formação de nível superior.

O gestor de marketing é um profissional que coordena equipes de marketing. Assessora dirigentes de marketing. Gerencia produtos de marketing, serviços e marcas. Planeja, executa e avalia pesquisas e estratégias de mercado. Avalia aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing. Identifica e analisa canais de distribuição. Planeja estratégias de comunicação com os consumidores. Supervisiona as atividades de marketing, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Nota-se que, nos últimos anos, mudanças ocorreram no cenário mundial (políticas, tecnológicas, sociais e econômicas) e a globalização converge para uma maior competitividade internacional, exigindo profissionais que atendam às novas exigências do mercado, além de considerar o cenário global, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do CESUL preocupa-se em sua estrutura atender as demandas prementes da área na região sudoeste do Paraná.

O profissional de

Marketing

O curso de Marketing, tecnólogo, modalidade presencial, do Cesul almeja um perfil de egresso com competências para exercer as funções próprias do Marketing, com visão comprometida com a sociedade. Este profissional, dotado de competências técnicas, científicas e metodológicas, estará apto a atuar nas áreas de Marketing, em um mercado de trabalho globalizado em constantes e rápidas evoluções.

Este profissional precisa ter uma visão de formação voltada à educação continuada, como forma de empregabilidade e de diferencial profissional. O profissional egresso do Cesul deve estar apto ao exercício profissional com visão sistêmica, empreendedora e inovadora, alinhada aos contextos lócus regional, nacional e internacional, considerando as questões socioeconômicas e ambientais, respeito aos direitos humanos e diversidade. Considerando estes pressupostos, a Instituição almeja o seguinte perfil do egresso:

  1. protagonista o agente de mudança na identificação de oportunidades para inovação na área do marketing;
  2. capaz de liderar, interagir e trabalhar com equipes multidisciplinares, visando esforços cooperativos;
  3. ético, reflexivo, crítico e responsável no desenvolvimento das dimensões social, ambiental, econômica e institucional;
  4. comprometido com a educação permanente e atento às tendências mercadológicas e aos anseios sociais;
  5. sensível, com visão holística e humanista relacionadas ao seu fazer profissional;
  6. criativo com espírito empreendedor.

Para tanto o curso de Marketing possibilitará formação profissional que revelará as seguintes competências e habilidades em seus formandos, ou seja, o seu egresso apresentará o seguinte perfil:

  1. coordenar e mediar equipes multidisciplinares;
  2. diagnosticar potenciais de mercado considerando oportunidades e ameaças;

III. planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado, propondo soluções;

  1. comunicar, criar e manter relacionamentos com os stakeholders;
  2. criar, inovar e gerenciar bens e serviços;
  3. criar experiências positivas com o consumidor;
  4. utilizar novas tecnologias em ações do Marketing;
  5. promover e solidificar a marca no mercado;
  6. controlar e mensurar resultados das ações de Marketing; e
  7. desenvolver ações de Marketing Social, Cultural e Ambiental

 

Para que este perfil se configure, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do CESUL contempla em seu projeto pedagógico e em sua organização curricular, conteúdos que revelam um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes, que o capacite a realizar pesquisas e análises de mercado, propor estratégias competitivas, capazes de desenvolver as organizações.

Estrutura curricular

Componente curricular Carga horária Presencial EAD
Fundamentos de Marketing 72 72
Modelos de Gestão 72 36 36
Economia de Mercado 72 36 36
Sociedade, Cultura e Cidadania 72 36 36
Produção Textual e Linguagem Científica 72 36 36
Subtotal 360 216 144
Carga Horária Total do Período 400
Componente curricular Carga horária Presencial EAD
Comportamento do consumidor 108 72 36
Estatística e Cálculos Financeiros 108 72 36
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 72 36 36
Direito do Consumidor 72 36 36
Subtotal 360 216 144
Projeto Integrador I: Práticas Extensionistas 56
Carga Horária Total do Período 404
Componente curricular Carga horária Presencial EAD
Gestão de Custos e Formação de Preços 72 72
Marketing de Varejo 72 36 36
Marketing de Relacionamento 72 36 36
Governança Corporativa Ambiental e Social 72 36 36
Gestão Estratégica de Marketing 72 36 36
Subtotal 360 216 144
Projeto Integrador II: Práticas Extensionistas 56
Carga Horária Total do Período 404
Componente curricular Carga horária Presencial EAD
Marketing Digital e Redes Sociais  72 36 36
Gestão de Marcas 72 36 36
Canais de Distribuição  72 36 36
Gestão de Produtos e Serviços  108 36 72
Laboratório Mercadológico  120 100 20
Subtotal 444 244 200
Projeto Integrador III: Práticas Extensionistas 58
Carga Horária Total do Período 486
Presencial EAD
COMPONENTES TEÓRICO-PRÁTICOS 1524 892 632
COMPONENTES OPTATIVOS 72 72 0
COMPONENTE ELETIVO 72 72 0
SUBTOTAL 1668 1036 – 62,11% 632 – 37,89 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES À FORMAÇÃO 20 1056
SUBTOTAL – CARGA HORÁRIA DO CURSO 1688 62,56% 37,44%
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EXTENSIONISTAS (10%) 170 1226
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 1858 65,99% 34,01%
Disciplina Optativa Carga Horária
Libras 72
Marketing Esportivo 72
Empreendedorismo e Inovação 72
Neurociência Aplicada ao Marketing 72

Financiamentos

Bolsa de Estudos e Financiamentos

Ingresso

Processo Seletivo

Acompanhe o edital de ingresso
O ingresso como portador de diploma
Como posso solicitar
Faça a prova tradicional