Graduação tecnólogo em

Marketing

Sobre o curso

Duração: 2 anos (4 semestres)

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing, objetiva atender à demanda regional de profissionais habilitados, qualificados e capacitados a atuar no setor mercadológico.

Concomitantemente, o curso visa propiciar o acesso ao ensino superior, aos que pretendem trabalhar na área bem como aqueles profissionais que já atuam sem certificação e que desejam aprimorar seus conhecimentos pela oportunidade de uma formação de nível superior.

O gestor de marketing é um profissional que coordena equipes de marketing. Assessora dirigentes de marketing. Gerencia produtos de marketing, serviços e marcas. Planeja, executa e avalia pesquisas e estratégias de mercado. Avalia aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing. Identifica e analisa canais de distribuição. Planeja estratégias de comunicação com os consumidores. Supervisiona as atividades de marketing, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Nota-se que, nos últimos anos, mudanças ocorreram no cenário mundial (políticas, tecnológicas, sociais e econômicas) e a globalização converge para uma maior competitividade internacional, exigindo profissionais que atendam às novas exigências do mercado, além de considerar o cenário global, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do CESUL preocupa-se em sua estrutura atender as demandas prementes da área na região sudoeste do Paraná.

O profissional de

Marketing

O curso de Marketing, tecnólogo, modalidade presencial, do Cesul almeja um perfil de egresso com competências para exercer as funções próprias do Marketing, com visão comprometida com a sociedade. Este profissional, dotado de competências técnicas, científicas e metodológicas, estará apto a atuar nas áreas de Marketing, em um mercado de trabalho globalizado em constantes e rápidas evoluções.

Este profissional precisa ter uma visão de formação voltada à educação continuada, como forma de empregabilidade e de diferencial profissional. O profissional egresso do Cesul deve estar apto ao exercício profissional com visão sistêmica, empreendedora e inovadora, alinhada aos contextos lócus regional, nacional e internacional, considerando as questões socioeconômicas e ambientais, respeito aos direitos humanos e diversidade. Considerando estes pressupostos, a Instituição almeja o seguinte perfil do egresso:

  1. protagonista o agente de mudança na identificação de oportunidades para inovação na área do marketing;
  2. capaz de liderar, interagir e trabalhar com equipes multidisciplinares, visando esforços cooperativos;
  3. ético, reflexivo, crítico e responsável no desenvolvimento das dimensões social, ambiental, econômica e institucional;
  4. comprometido com a educação permanente e atento às tendências mercadológicas e aos anseios sociais;
  5. sensível, com visão holística e humanista relacionadas ao seu fazer profissional;
  6. criativo com espírito empreendedor.

Para tanto o curso de Marketing possibilitará formação profissional que revelará as seguintes competências e habilidades em seus formandos, ou seja, o seu egresso apresentará o seguinte perfil:

  1. coordenar e mediar equipes multidisciplinares;
  2. diagnosticar potenciais de mercado considerando oportunidades e ameaças;

III. planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado, propondo soluções;

  1. comunicar, criar e manter relacionamentos com os stakeholders;
  2. criar, inovar e gerenciar bens e serviços;
  3. criar experiências positivas com o consumidor;
  4. utilizar novas tecnologias em ações do Marketing;
  5. promover e solidificar a marca no mercado;
  6. controlar e mensurar resultados das ações de Marketing; e
  7. desenvolver ações de Marketing Social, Cultural e Ambiental

 

Para que este perfil se configure, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do CESUL contempla em seu projeto pedagógico e em sua organização curricular, conteúdos que revelam um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes, que o capacite a realizar pesquisas e análises de mercado, propor estratégias competitivas, capazes de desenvolver as organizações.

Estrutura curricular

Legenda:

C.H.T. – Carga Horária Total 

C.H.P – Carga Horária Presencial

C.H.E – Carga Horária EaD (na forma da Portaria 2117/2019)

Componente curricular  C.H.T.   C.H.P.  C.H.E. 
Fundamentos de Marketing 72 72
Modelos de Gestão 72 36 36
Economia de Mercado 72 36 36
Sociedade, Cultura e Cidadania 72 36 36
Produção Textual e Linguagem Científica 72 36 36
Subtotal 360 216 144

Legenda:

C.H.T. – Carga Horária Total 

C.H.P – Carga Horária Presencial

C.H.E – Carga Horária EaD (na forma da Portaria 2117/2019)

Componente curricular  C.H.T.  C.H.P.   C.H.E. 
Comportamento do consumidor 108 72 36
Estatística e Cálculos Financeiros 108 72 36
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 72 36 36
Direito do Consumidor 72 36 36
Subtotal 360 216 144
Práticas Interdisciplinares  Extensionistas 56

Legenda:

C.H.T. – Carga Horária Total 

C.H.P – Carga Horária Presencial

C.H.E – Carga Horária EaD (na forma da Portaria 2117/2019)

Componente curricular  C.H.T.  C.H.P.   C.H.E. 
Gestão de Custos e Formação de Preços 72 72
Marketing de Varejo 72 36 36
Marketing de Relacionamento 72 36 36
Governança Corporativa Ambiental e Social 72 36 36
Gestão Estratégica de Marketing 72 36 36
Optativa I (Libras) 72 72
Subtotal 432 288 144
Práticas Interdisciplinares Extensionistas  56

Legenda:

C.H.T. – Carga Horária Total 

C.H.P – Carga Horária Presencial

C.H.E – Carga Horária EaD (na forma da Portaria 2117/2019)

Componente curricular  C.H.T.  C.H.P.   C.H.E. 
Marketing Digital e Redes Sociais  72 36 36
Gestão de Marcas 72 36 36
Canais de Distribuição  72 36 36
Gestão de Produtos e Serviços  108 36 72
Laboratório Mercadológico  120 120
Optativa II 72 72
Subtotal 516 336 180
Práticas Interdisciplinares Extensionistas        58

Legenda:

C.H.T. – Carga Horária Total 

C.H.P – Carga Horária Presencial

C.H.E – Carga Horária EaD (na forma da Portaria 2117/2019)

 C.H.T.   C.H.P.   C.H.E.
COMPONENTES TEÓRICO-PRÁTICOS 1524  912 612
COMPONENTES OPTATIVOS   144  144
SUBTOTAL 1688 1056 612
ATIVIDADES COMPLEMENTARES À FORMAÇÃO 20 20
CARGA HORÁRIA DO CURSO 1688 63,74% 36,26%
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EXTENSIONISTAS (170H)
Componentes Curriculares Optativos Carga Horária
Libras 72
Marketing Esportivo 72
Empreendedorismo e Inovação 72
Neurociência Aplicada ao Marketing 72
                                                                                         
Redes Sociais Digitais 72
Fotografia Digital 72

Bolsas e Financiamentos

Bolsa de Estudos e Financiamentos

Sabemos que investir em educação é fundamental, mas nem sempre é fácil. Por isso, oferecemos diversas opções de bolsas de estudo e financiamento para ajudá-lo a alcançar seus objetivos acadêmicos sem preocupações financeiras. Se você deseja saber mais sobre os critérios de elegibilidade, processos de aplicação e os tipos de apoio financeiro disponíveis, acesse o link abaixo para mais informações.

Saiba mais sobre nossas bolsas e financiamentos

Ingresso

Formas de Ingresso

Iniciar uma jornada acadêmica é um passo importante e existem várias maneiras de ingressar no ensino superior conosco. Descubra qual forma de ingresso se adapta melhor às suas necessidades e comece a planejar seu futuro acadêmico hoje mesmo.

Saiba mais

Valores

Mensalidades 2024

Valor da Mensalidade Bruta: R$ 540,00