Desde agosto o Cesul trabalha a ação: Um mês, uma cor, uma campanha, que visa apoiar as campanhas sociais para que cada vez mais as pessoas tomem conhecimento de iniciativas que podem fazer pelo próximo. Em agosto, trabalhou a cor lilás, ligada à violência doméstica; em setembro a amarela, focada na prevenção ao suicídio; e em outubro o rosa, abrangendo o câncer de mama; em novembro a fachada do Cesul está azul para incentivar a prevenção ao câncer de próstata.
A campanha do Novembro Azul 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
O câncer de próstata é o segundo mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso da importância da prevenção pois a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz.
Campanha do Cesul
Daniela Urio Mujahed, diretora administrativa do Cesul, destaca a ação da instituição. “Fechando o ciclo ‘um mês, uma cor, uma campanha’, novembro azul trabalha em prol da saúde do homem com o objetivo de conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Adesivos foram fixados em pontos de maior circulação, informativos sobre o tema dispostos em quadros de gestão á vista e em acrílicos e a fachada da IES que permanecerá iluminada na cor azul, sendo essa nossa contribuição para intensificar esse movimento que é mundialmente comemorado neste mês.”